Carol Borba criou o verbo "borbar" que representa , ao mesmo tempo, sua atividade e seu sucesso
Carol Borba criou o verbo "borbar" que representa , ao mesmo tempo, sua atividade e seu sucesso | Foto: Antonio Neto/ Divulgação

A educadora física e influenciadora digital Carol Borba não para de inovar e começou o ano de 2021 com uma aula inclusiva: todos os conteúdos de treinos online, disponíveis no Youtube, desde então contam com tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) realizados por uma intérprete e, de lá pra cá, graças à adesão dos participantes e recados de agradecimentos, confirmam que Borba está no caminho certo- mais uma vez. "A ideia surgiu no dia do deficiente. Eles me pediram um vídeo, fiz, recebi muitos feedbacks e fiquei encantada". Carol diz que se surpreendeu: "Ouvi de uma mãe que seu filho é deficiente e quando avisou da intérprete ele se interessou como nunca. Considero uma causa que temos que abraçar e se temos as ferramentas ao nosso alcance temos que usar e fazer acontecer." Para tal, Borba conta que além de contratar a intérprete Jucélia Nascimento, só precisou adaptou a edição. "Agora são duas etapas, mas vale muito a pena".

O canto direito da tela, mais que valorizado, tem agora novo significado para a educadora. Mais do que sua beleza plástica, quem a conhece sabe que seu trabalho é vacação e não foram raros os encontros marcados por seguidoras para conhecer Borba pessoalmente, fazer uma foto, contar o quanto suas aulas representam mudança de vida e divulgar tudo isso nas redes sociais. Seus vídeos de exercícios se posicionam semanalmente no YouTube e alcançam mais de 13 milhões de visualizações, a cada mês. No Instagram, suas lives na plataforma ultrapassam os 100 mil views. O aumento se deu principalmente pelas lives diárias no Youtube. Na primeira, Carol relata já alcançou 5 mil pessoas, em seguida 8 mil, depois 10 mil, até alcançar e se manter no número de 20 mil pessoas ao vivo, simultaneamente, durante meses. Além de compartilhar exercícios, Carol Borba produz conteúdos que envolvem todo o mercado fitness, como vlogs mostrando sua rotina, entrevistas com médicos e profissionais de outras áreas, e receitas saudáveis, como por exemplo o suco verde detox compartilhado pela Ana Maria Braga. A inclusão das libras também foi destaque na revista Vogue e no site UOL.

Além disso, ela atua na parte da maior plataforma de treinamento físico do país e é a treinadora com maior quantidade de programas, são eles power hiit, power combat, power tônus, power dance, power abs e power glúteos, todos desenvolvidos por ela. O mercado do Youtube continua crescendo e conquistando cada vez mais público. "No entanto, se engana quem pensa que os conteúdos compartilhados na plataforma são 100% acessíveis a todos. Com falta de legendas ou até tradução em Libras, algumas pessoas que possuem alguma deficiência auditiva acabam não possuindo plena compreensão do que está sendo apresentado na tela", reflete. Entre os comentários recebidos: "Parabéns pela tradução em Libras! Inclusão é uma ótima iniciativa! ", elogiou um deles. "Amei! Principalmente a intérprete de Libras! Parabéns, Carol!", comentou outro fã. “Carol sempre pensando em todos”, estão entre as mensagens recebidas.

Imagem ilustrativa da imagem Aulas de atividade física com tradução em Libras são sucesso no YouTube

BORA, BORBAR?

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo, no oeste do Estado de São Paulo, Borba foi criada em Assis e considera que a inserção da ferramenta contribui na compreensão dos comandos e sugestões dadas por ela durante as atividades e exercícios, e tem como objetivo tornar os treinos 100% acessíveis para a comunidade surda. Com cerva de 4 milhões de inscritos no YouTube, 250 milhões de views e 1 milhão e meio de seguidores no Instagram, a educadora física e empresária do mercado fit Carol Borba é atualmente uma das principais treinadoras online do país. Em novembro de 2020, Carol se consagrou como a Melhor Influenciadora Fitness pela premiação anual da Influency.me, evento considerado o "Oscar da Influência Digital". A pandemia causada pelo Covid-19 e o isolamento social geraram maior demanda de serviços online, Borba investiu e viu seu trabalho crescer ainda mais e ser levado para novos públicos, como na rede social tiktok, onde já chega a 1 milhão de curtidas.

E conta: "Tudo começou quando uma coach me disse que se eu dava aula para 50 pessoas em uma academia, poderia dar para 50 mil. No início, não botei fé, mas tentei e deu certo”, resume Borba, que virou youtuber em 2016. Ela admite que não imaginava que sua escolha pela Educação Física abriria tantas portas e a transformaria em referência para tantas pessoas. “Eu não tinha Facebook nem Instagram e cheguei a ficar um ano sem celular”, surpreende-se.

Carol Borba atua há mais de 14 anos na área. Da persona ao verbo, foi uma conquista e pensar em "Borbar" significa ter um tempo para si, fazer atividade física onde quer que esteja e colocar para dento um alimento para o corpo e para a alma. Sua imagem corporal toda torneada e esculpida é fruto de disciplina, atividade física e alimentação equilibrada. E é isso que a educadora procura transmitir a suas alunas, além de entusiasmo pela vida e energia. Carol é naturalmente comunicativa, tem presença no vídeo e atrai. Tão admirada pelos alunos, como respeitada pelos colegas e profissionais de educação física e saúde, Carol é casada é casada com educador físico Rafael Aimoto prestes a se tornar também nutricionista e em seus vídeos,os pets Kika e Carmelo, assim como sua mãe Sueli , são figuras conhecidas de quem já criou intimidade com a moça fitness por detrás da tela.

Confira aqui o primeiro vídeo de 2021

Conheça mais a educadora: https://instagram.com/carolborba1