Manter as crianças ativas durante o recesso escolar é uma missão e tanto para pais e responsáveis. Práticas saudáveis, seguras e prazerosas são as eleitas pelas famílias que buscam também tornar a experiência equilibrada para os pequenos. Felizmente, a programação da Biblioteca Infantil vem ao encontro desses anseios.

Cientes disso, muitas famílias marcaram presença no primeiro dia das ações culturais das férias de julho da Biblioteca Infantil - que segue até o dia 21 - com a oferta de contação de histórias e oficinas relacionadas às narrativas. O objetivo da inciativa é inserir o livro e a leitura no cotidiano das crianças e assim formar leitores críticos e reflexivos. A Biblioteca fica na Praça 1º de Maio, 110, Centro (em frente à Concha Acústica).

Papel, papelão, cores e formas prendem a atenção nas crianças na biblioteca móvel
Papel, papelão, cores e formas prendem a atenção nas crianças na biblioteca móvel | Foto: Walkiria Vieira

Para a autônoma Renata Louise Rosa Dias, 37 anos, e seu filho Bernardo Rosa Dias, três anos, eventos assim são seus os seus prediletos. Muito interessado nas histórias por de trás dos livros, Bernardo gosta de ouvir a mãe e também criar. A família considera que a oferta de atividades lúdicas e em contato com a natureza preservam a criatividade dele. "Inseri a leitura antes do primeiro ano de vida e não dei acesso a telas até os dois anos. Nos dias de hoje, ele assisti a no máximo três desenhos de 15 minutos com conteúdos positivos para o desenvolvimento dele", relata.

Um vocabulário rico, fala desenvolvida e comportamento criativo estão entre as qualidades observadas pela família. A bordo da Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), projeto que estimula a consciência ambiental nas crianças, o pequeno pergunta para a mãe se irão viajar de ônibus. "Hoje a viagem será diferente", responde Dias. Diante das árvores e animais de madeira, Bernardo assume a viagem: "Era uma floresta seca, um tiranossauro cuspiu bastante água e salvou todas as árvores e animais", narra o menino.

Atividades ao ar livre realmente também fazem parte da rotina de Bernardo. "Amo a natureza, sou um tatu", apresenta-se. Renata sorri com a desenvoltura do filho. "É preciso tão pouco para ficarem felizes", reflete. A sintonia da família alegra a educadora e contadora de histórias da Biblioteca Pública Infantil Renata Suzue Ogata "É uma sensação de dever cumprido porque nós somos mediadores e o que marca mesmo as vida dessas crianças é ter tido alguém da família que contou histórias para eles", expõe Ogata.

LEITURA FORMA VÍNCULOS

Uma visita espontânea à biblioteca surpreendeu a secretária executiva Kelli Stefani Silva de Farias, 35 anos. Na companhia das filhas Larissa, sete anos e Heloise, seis meses e do afilhado Enzo, oito anos, alegra-se diante da programação oferecida para as crianças e passa uma parte da tarde diferenciada.

Farias conta que é um hábito da família visitar bibliotecas e livrarias, sendo ambientes muito proveitosos. "A Larissa estuda na Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes e além do que chega por meio das disciplinas, nós a incentivamos a ler porque sabemos o quanto esse hábito é importante para todas as áreas do desenvolvimento", pensa.

Uma pequena biblioteca para chamar de sua. Sim, aos sete anos Larissa ultrapassa 40 volumes e se sente satisfeita com suas leituras e também com o cuidado que dedica aos livros. Muito feliz com a presença da irmã em casa, já a incentiva naturalmentecom "livrinhos de pano, de banho e lendo sempre para ela."

Kelli e as filhas Larissa e Heloise: leitura torna a família mais unida
Kelli e as filhas Larissa e Heloise: leitura torna a família mais unida | Foto: Walkiria Vieira

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Para participar das atividades é necessário efetuar inscrição prévia, gratuita, pelo telefone (43) 3371-6603 ou pessoalmente na sede da Biblioteca Infantil, que funciona das 8h às 18 horas. As ações são gratuitas.

Dia 18: às 9h30, contação da narrativa “Histórias de Lepe e Zepe”, de Vilma Rezende, e a Oficina de Arte com Reciclados e Colagem: Confecção do Cenário da História. Para a oficina, solicita-se que o participante leve cola, tesoura sem ponta, papel colorido e papel craft. No período da tarde, às 14h30, haverá outra contação de história, do livro “A menina do Fio”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Em seguida, as crianças poderão participar da Oficina de Boneco de Lã. É preciso levar um novelo de lã e tesoura sem ponta.

Dia 19: às 9h30: narrativa “Telefone sem fio”, de Ilan Brenman, e a Oficina Mini Livros. Os materiais solicitados são: papel sulfite branco e colorido, tesoura sem ponta e lápis de cor. Também neste dia, às 14h30, haverá a contação da história “Viviana, a rainha do pijama”, de Steve Webb, e a Oficina Palitoches criados pelas crianças. Pede-se que elas levem palitos de sorvete, cola branca, fita adesiva, lápis de cor e papéis coloridos.

Dia 20: às 9h30: contação da história “O reizinho mandão”, de Ruth Rocha, no dia 20, às 9h30, e a Oficina de Confecção de Coroa de Papel”. Os materiais pedidos são: retalhos de papéis coloridos, papel laminado, cartolina, tesoura sem ponta e cola branca escolar. No período da tarde, às 14h30, a biblioteca sediará outro encontro, com a história “Era uma vez uma bruxa”, de Lia Zatz, e Oficina de Slime. Materiais: cola branca e tinta guache (uma cor).

Dia 21, às 9h30, contação da história “A galinha ruiva – Conto Popular”, e a Oficina Desenho Surpreendente. Pede-se os materiais: lápis de cor, caneta hidrocor e papel sulfite. Às 14h30, outra contação, desta vez da história “O tempero da vovó”, de João Luiz do Couto, e a Oficina Bolinho Decorado, encerrando as atividades. Necessário levar lápis de cor e tesoura sem ponta.