São Paulo - Após uma década de estudos astronômicos, uma equipe de detetives liderada por Donald Olson, professor de astronomia da Universidade Estadual do Texas, calculou a data e o horário em que o artista holandês Johannes Vermeer pintou "Vista de Delft", um dos quadros mais importantes do século 17.

A informação, publicada em 15 de julho pela revista estadunidense Sky & Telescope, surgiu após uma série de pesquisas sobre a cena retratada -pintada em Delft, na Holanda-, analisando minunciosamente os padrões de luz e sombra pintados por Vermeer.

Os astrônomos usaram como parâmetro a posição solar necessária para criar as luzes e sombras retratadas na tela de Veermer
Os astrônomos usaram como parâmetro a posição solar necessária para criar as luzes e sombras retratadas na tela de Veermer | Foto: Reprodução

Provavelmente, a cena retratada em "Vista de Delft" ocorreu no dia 3 de setembro de 1659, às 8h. É o que revelam os estudos coordenados por Olson, que é conhecido como um "detetive celestial".

Uma segunda hipótese levantada pelos cientistas é a de que Vermeer teria se inspirado em uma paisagem do ano anterior (também às 8h em 3 de setembro).

A cena urbana retratada pelo pintor holandês é uma das mais célebres de suas obras, que incluem produções como "Moça Com Brinco de Pérola", e chegou a ser definida pelo escritor francês Marcel Proust como a pintura mais bonita do mundo.

Os astrônomos usaram como parâmetro a posição solar necessária para criar as luzes e sombras retratadas na figura, sobretudo no relógio Nieuwe Kerk, localizado ao centro do quadro.

O artigo completo da pesquisa será publicado na revista Sky & Telescope em setembro deste ano.