Fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos que possam ajudar a contar parte da história de italianas e italianos que se estabeleceram na cidade durante o período de 1940 a 1980 estão sendo coletados pela Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi. O material captado integrará uma exposição que será montada futuramente no Museu Histórico. A captação dos itens segue até a primeira quinzena de novembro por meio do projeto “Os Bravissimi na Terra Roxa”, que conta com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura)..

Ruela de uma pequena cidade da Itália. Exposição contará histórias das mulheres imigrantes
Ruela de uma pequena cidade da Itália. Exposição contará histórias das mulheres imigrantes | Foto: iStock

A mostra terá como foco principal as mulheres italianas que apesar de colaborarem na construção da cidade não tiveram o seu protagonismo reconhecido ao longo da história. “Representam, de certa forma, uma fonte silenciosa da educação de filhas e filhos, bem como de outras riquezas, sendo que este protagonismo deverá ser resgatado na exposição, por meio das lembranças pessoais dos descendentes italianos participantes desta mostra cultural”, destaca a presidente da associação, Hylea Ferraz.

Uma equipe de curadores será responsável pela triagem do acervo recebido durante a fase de coleta com o objetivo de selecionar os itens que irão integrar a exposição cultural. O projeto contempla ainda uma série de entrevistas que estão sendo realizadas com mulheres que representam a imigração italiana em Londrina. Essas narrativas irão integrar a mostra cultural e o catálogo bilíngue, que será produzido e distribuído tanto no Brasil quanto na Itália.

Interessados em doar ou emprestar objetos para a exposição podem entrar em contato com o historiador Luís Gustavo Cavalheiro, via WhatsApp, pelo telefone (18) 99638-9434. A entrega dos materiais no Museu Histórico de Londrina poderá ser agendada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas (com exceção de quarta-feira, em que o atendimento será realizado das 13 às 17 horas), seguindo o protocolo de segurança de uso de máscaras e álcool gel. O acesso ao museu será feito pela entrada da Rua Benjamin Constant, 900 (o portão será aberto no horário agendado).