Era uma vez um rei vaidoso e soberbo. Um rei que comandava um vasto império. Um belo dia dois vigaristas, disfarçados de alfaiates, oferecem ao rei a roupa mais bela do mundo. E o tecido continha um detalhe importante: parecia invisível aos olhos dos tolos.

Quando o traje ficou pronto, o rei saiu pelas ruas exibindo sua elegante nova roupa. Como ninguém queria parecer tolo, todos fingiram que o rei estava realmente usando uma linda vestimenta. Aplaudiam e elogiavam o rei em desfile.

Inesperadamente, no meio da multidão, uma criança faz a uma observação óbvia em voz alta: “O rei está nu!” Então, com inocência e sinceridade, a criança desmascarada todo fingimento e falsidade dos adultos.

Esta história, conhecida como “A Roupa Nova do Rei”, é um clássico conto de fadas criado pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 – 1875) dois séculos atrás.

Os escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta criaram 10 versões diferentes para o texto clássico no livro “As Novas Roupas dos Reis”.

Lançado pela editora Companhia das Letrinhas, “As Novas Roupas dos Reis” trata-se de um novo volume da coleção de literatura infantil “Fábrica de Fábulas” que, em seus 9 volumes, reconta e reinventa contos de fadas tradicionais com abordagens contemporâneas.

Com ilustrações de Daniel Araujo, os autores apresentam a história original diversificando tanto as características vaidosas dos reis quanto os mecanismos dos vigaristas. De um lado, nobres de dez regiões do planeta, todos soberbos e demasiadamente vaidosos. De outro, dois vigaristas ensaboados ludibriando reis e vassalos de todo o mundo. Mas sempre aparece uma criança para declarar em voz alta que o rei está nu.

Para desmascarar adultos e autoridades, nada mais adequado do que a sinceridade das crianças.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“As Roupas Novas dos Reis”

Autor – José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Ilustrações – Daniel Araujo

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 48

Quanto – R$ 44,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link