Alecrim, coentro e lavanda. Hortelã, erva-cidreira e gengibre. Manjericão, poejo e salsinha. Tomilho, funcho e bálsamo.

As plantas e medicinais e aromáticas estão espalhadas em vários lugares. Seja em jardins, vasos, quintais ou baldinhos. Integram a sabedoria popular desde os tempos imemoriais.

A pedagoga londrinense Bruna Ester Yamashita reuniu algumas dessas plantas no livro infantil “Alfabeto de Plantas: de Alecrim a Zedoária”.

Lançado pela editora Verne com ilustrações de Marilia Goldschmidt, a obre reúne poemas rimados que falam de 26 plantas presentes em jardins e quintas de mães, tias e avós.

Seguindo as letras do alfabeto, de “A” a “Z”, os versos apresentam as características das plantas, suas origens e aplicações fitoterápicas.

Sobre a hortelã, por exemplo, a autora relembra do gostinho da infância: “É de origem asiática, / hortelã tem sua história, / tem um chá que é bom calmante, / também ajuda a memória. / Boa à saúde bucal, / ao pulmão e até coceira, / cheiro forte e especial, / se faz de muitas maneiras, / me lembro do seu gostinho, / quando usava mamadeira.”

Sobre o manjericão, lembra do sabor na cozinha: “Sua folha é aromática, / na Índia é planta sagrada, / para se fazer um chá, / no tempero, ou na salada. / Gostosinho com tomate, / ele atua na visão, / repelente natural, / bom reforço ao seu pulmão. / No suco com abacaxi, elimina a infecção.”

Imagem ilustrativa da imagem As plantas da vovó, um quintal inteiro em versos
| Foto: Marília Goldschmidt/ Reprodução

Serviço:

“Alfabeto de Plantas: de Alecrim a Zedoária”

Autora – Bruna Ester Yamashita

Ilustrações – Marilia Goldschmidt

Editora – Verne

Páginas – 30

Quanto – R$ 49