AS PERCEPÇÕES DE TOM
Assumidamente urbano, o artista plástico Tom Lisboa abre hoje a exposição de fotografias Doc Pop, no Museu da Imagem e do Som, em Curitiba, onde três salas serão tomadas por ensaios fotográficos com cenas do cotidiano urbano. As imagens trazem em sua sequência a mesma dinâmica das histórias em quadrinhos.
Envolvido com tudo que é moderno, o ex-analista de sistemas iniciou-se na pintura usando o soft do computador. Não sabe viver sem a internet e afirma que todo trabalho que realiza obrigatoriamente traz o humor e a sutileza. Estas são ferramentas mestras para ele se comunicar.
Em Doc Pop naturalmente elas estarão presentes, nas imagens das três salas temáticas em que se transformará o MIS. A Sala dos Humanos, formada por sete painéis, mostram o desnível social, as multidões, o trabalho e outras atividades cotidianas do povo.
A Sala de Concreto, também com sete painéis, ocupa-se com todos os tipos de construções: abrange desde ruas e avenidas até os arranha-céus. Ela mostra como estas construções afetam nossa vida, nos aprisionam e, ao mesmo tempo, como é possível admirar a beleza esculpida neste espaço, explica o artista.
Por último, a Sala de Percepções reúne seis painéis onde o homem e todo aparato feito de cimento e aço acabam por conviver, pacificamente ou não. Esta é a mais introspectiva da exposição. Que tipos de sensações temos por pertencer a este espaço urbano? Consumismo, religiosidade, anonimato, vícios, diversão, pressa e comodidade estão entre as muitas fotos que ajudam a compor este quadro, comenta Lisboa.
De múltiplas atividades o artista é o criador do site sinTOMnizado (www.sintomnizado.com.br). Nele está inserida parte da exposição que poderá ser acessada durante o período do evento. O site estreou na rede mundial de computadores em agosto do ano passado, contabilizando 300 páginas digitadas. Em abril foram 1.400.
O conteúdo foi sendo adaptado de acordo com as visitas, explica Tom. Por exemplo, a seleção de filmes transmitidos por TV a cabo que ele informava ao visitante, tinha poucos acessos. Foi excluída. Mas a característica principal do site é estar aberto à produção, divulgação e preservação da arte, enfatiza.
Doc Pop, exposição fotográfica de Tom Lisboa, no Museu da Imagem e do Som (Rua Barão do Rio Branco, 395), em Curitiba. A mostra permanece até dia 21.





