Um conjunto de lindas cachoeiras de águas cristalinas, com cerca de oito metros de altura, é um dos principais atrativos de um lugar onde se pode desfrutar da natureza e de tranquilidade. Além de apreciar a beleza, o visitante mais corajoso tem o prazer de mergulhar no véu das cachoeiras de águas frias, relaxando sob o impacto da água. Logo abaixo uma piscina natural de água corrente ocupa uma área de cerca 950 metros quadrados. A profundidade é segura também para as crianças com mais de seis anos de idade que saibam nadar.
O lugar em questão é o Balneário Pôr do Sol, construído às margens do rio Pimpinela, no município de Pitangueiras (84 quilômetros ao norte de Londrina). O proprietário do balneário, Valceu Beinjamin Giessler, explica que além da beleza natural, o local conta com uma excelente infra-estrutura para quem busca um dia agradável no campo ou para aqueles que optam por um final de semana ou feriado prolongado.
O Balneário oferece área de camping projetada para que as barracas tenham a proteção da vegetação. Vários banheiros suprem todo o balneário, sendo que os banheiros próximos às cachoeiras e ao camping têm também ducha e lugar para se trocar.
Churrasqueiras bem distribuídas se dividem entre a área do camping e a das cachoeiras com o objetivo de atender tanto ao turista que vai ficar, quanto o de um só dia. Há espaços para pescar e um campo de futebol suíço para quem não consegue esquecer da bola, nem nestes momentos de tranquilidade.
Uma lanchonete também foi construída e funciona diariamente, facilitando a vida dos visitantes. Nela é possível consumir um lanche rápido e até uma refeição simples. Mas o Balneário ainda não está completo. Giessler explica que esta é somente a primeira etapa do projeto.
Estão previstos para a próxima etapa a construção de uma pousada com pequenas casas no estilo de choupanas. A proposta é ampliar as alternativas para o visitante que gosta da natureza mas não abre mão do conforto.
Ele explica que Pitangueiras não conta com hotéis e pousadas. A pousada mais perto do balneário é em Sabaudia, há dez quilômetros. Também nos planos de Giessler está o aproveitamento das matas nativas para a construção de trilhas que poderão ser seguidas a pé ou à cavalo.
‘‘A trilha até a nascente que está distante cerca de um quilômetro do centro do balneário é imperdível’’, exemplifica. Trilhas mais complexas por dentro das matas contarão com guias.
Tome nota
- Balneário Pôr do Sol - Informações Valceu Giessler, fone (44) 234-3131