Beatriz Coelho Silva
Agência Estado
O Ministério da Cultura está recebendo inscrições para os filmes brasileiros candidatos à indicação para o Oscar de 2000. Podem inscrever-se produções brasileiras em 35 milímetros, lançadas no circuito comercial entre 1º de novembro de 1998 e 31 de outubro deste ano. Segundo a assessoria de Comunicação do Ministério, estima-se que 28 filmes cumpram esses requisitos e possam habilitar-se à indicação. Os interessados têm até 15 de outubro para candidatar-se.
A indicação será feita por uma comissão da qual fazem parte os diretores Walter Salles Júnior e Tizuka Yamasaki, os produtores Luís Carlos Barreto e Jorge Peregrino e o jornalista do jornal ‘‘O Estado de S.Paulo’’ Luiz Zanin Oricchio. O filme escolhido será submetido à seleção da Academia de Artes Cinematográficas e Ciências de Hollywood, que indicará cinco finalistas para melhor filme estrangeiro. Nos últimos três anos, sempre houve um filme brasileiro nessa categoria: ‘‘O Quatrilho’’, em 1997; ‘‘O Que é Isso, Companheiro?’’, em 1998, e ‘‘Central do Brasil’’, este ano.
Os critérios de avaliação não foram divulgados, mas a comissão tem até 26 de outubro para decidir o resultado, a ser anunciado no dia seguinte. Os interessados devem enviar uma cópia do filme ao Ministério da Cultura acompanhado do formulário apropriado.

mockup