Literatura para todas as idades estão nas gelatecas de Tamarana onde são encontrados também gibis
Literatura para todas as idades estão nas gelatecas de Tamarana onde são encontrados também gibis | Foto: Divulgação

A oração atribuída ao escritor e humorista Millôr Fernades "Rapazinho, estuda depressa, porque burro aos 30, é burro à beça" pode ser compreendida como um incentivo ao aprendizado e também um puxão de orelhas de quem sabe o que está dizendo. Ouvir, observar, ter interesse e ler são formas de somar conhecimento. É sempre tempo de renovar o conhecimento, se especializar, se inteirar sobre o que acontece no mundo e com o colega do lado. Estar aberto e atento à informação, saber filtrar e processar são também atitudes sábias. Assim como ter princípios.



Tomando a leitura como uma fonte de cultura, a literatura é inesgotável. Com temas universais, há obras que ganham o título de obrigatórias, graças ao que oferecem aos leitores. Romance, ficção, suspense, drama, poemas, biografias e documentários são assuntos que atraem. Em Tamarana, município que integra a região metropolitana de Londrina, o projeto "Leitura na Rua Tamarana" ganha cada vez mais destaque. Idealizada pelo jornalista Lucas Marcondes Araújo, a proposta é permitir que as pessoas tenham acesso aos livros gratuitamente. "Que levem para casa, leiam no tempo delas e devolvam para que outras pessoas possam também ler a obra escolhida", explica.



Uma curiosidade é que a estante de livros é uma geladeira desativada, assim a biblioteca a céu aberto foi batizada de gelateca. Araújo explica que viu a gelateca em outro estado e com o interesse de despertar, promover e difundir mais a leitura, colocou sua ideia que estava no papel, em prática. Amigos, redes informais de difusão cultural e empresas como Sebo Capricho e a empresa Tamarana Tecnologia integram a lista de doadores. "Os comerciantes locais nos ajudam muito também na divulgação do equipamento e sabemos que assim como outras cidades, há um déficit de equipamentos culturais em Tamarana e ações como essa são bem recebidas pela população", explica.



Segundo o idealizador, a maior adesão é de mulheres e crianças. "Temos livros para todas as idades e os gibis são muito procurados", informa. "Fui procurado pela comunidade da terra indígena Apucaraninha para deixar uma geladeira disponível lá. Será muito positivo. Eles procuram mesmo", diz.

Adesão de mulheres e crianças mostra que projeto é relevante
Adesão de mulheres e crianças mostra que projeto é relevante | Foto: Divulgação

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL


As geladeiras inservíveis ganham nova função. Araújo explica que foram doadas oito geladeiras, três já se transformaram em gelatecas e outras cinco aguardam para serem grafitadas e colocadas em nova atividade - objetos que não raro são descartados de modo incorreto e em local indevido. Desse modo, além de os livros circularem entre as famílias gratuitamente, a nova função da geladeira é também um projeto que vai ao encontro da sustentabilidade. Cada gelateca comporta em média 350 livros e tudo começou em agosto de 2019. Tudo isso só acontece graças a uma rede informal de cidadãos tanto do próprio município quanto de fora dele – e até de outros estados e do exterior. Eles já doaram centenas de livros desde o início do projeto", agradece.



Com a grafitagem das três primeiras geladeiras, em meados de 2020, mais de 1.200 títulos, principalmente de literatura, já foram colocados em circulação para serem emprestados, e “devorados”, pela população tamaranense. Segundo Araújo. Agora, a nova leva de geladeiras será abrigada em localidades distintas do município e região – entre elas, duas atrações turísticas da zona rural de Tamarana e também em Lerroville, distrito de Londrina.



Serviço:

Projeto Leitura na rua Tamarana

Doações de livros e interessados em contribuir financeiramente com a grafitagem podem entrar em contato com o Leitura na Rua Tamarana pelo WhatsApp (9 9941-9341), Instagram (@leituranaruatamarana), ou através do e-mail: [email protected]

Mais informações em vídeo institucional do projeto (https://youtu.be/w7QB8UoKPiw).