As cores da África
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Francismar Lemes<br> Reportagem Local 
Não é possível pensar na África sem relacionar o homem e a natureza, um continente descoberto pela arte dos artistas plásticos londrinenses Bruna Tavares, Fábio Trindade, Ivone Blanco, Marlene Salvático. Tanializ Gehring e Vera Winkaler, na exposição ''Etnia, Cultura e Cores'', aberta esta semana na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira. São 30 quadros em técnica mista, acrílico e óleo sobre tela.
O grupo de artistas trabalha no mesmo ateliê, Ponto e Forma. Apesar de estilos diferentes de pintura, alguns se dedicam mais ao figurativo enquanto outros preferem o abstrato, consegue atravessar o continente africano, encontrando a natureza e o homem, através de sua cultura. ''Na exposição é possível perceber que cada artista tem um estilo, mas o resultado final é que um trabalho complementa o outro'', afirma Tanializ Gehring, que abriu espaço na temática para fazer uma homenagem a Londrina, através das linhas puras da arquitetura da cidade.
Marlene Salvático destaca a diversidade africana em suas telas, aparecendo nas cores vibrantes, nos tons de vermelho e no profundo azul do céu marroquino. ''Trabalho de forma geral. Gosto das cores da África, das vestimentas, dos costumes das tribos'', completa Marlene.
A África de Vera Winkaler é um pouco do Brasil em seu folclore, festas populares e religiosidade. Na segunda coletiva, o grupo recebe novos artistas do ateliê, entre eles, Fábio Trindade e Bruna Tavares. ''Os dois são autodidatas e começam a integrar o grupo, demostrando muito talento. Estamos desenvolvendo esse potencial'', comenta Leniza Bergonse Pereira, artista plástica, que orienta o trabalho dos seis expositores.
SERVIÇO
-Etnia, Cultura e Cores
Quando - Até dia 16 das 9 às 20 horas
Onde - Casa de Cultura José Gonzaga Vieira (Avenida Higienópolis, 1910), em Londrina


