Não é de hoje que as bruxas atormentam a alma humana. Afrescos sumérios, que datam de 2.500 AC, encontrados na cidade bíblica de Jericó, mostram mulheres utilizando primitivas vassouras para voar. Na mitologia grega, as Moiras, ou senhoras dos destinos, eram as únicas entidades que Zeus temia. Aliás, somente às Moiras era permitida entrar e sair do inferno. Este livre trânsito entre os dois mundos, concedia às bruxas tanta respeitabilidade que Zeus não hesitou em entregar o destino dos simples mortais nas mãos dessas poderosas.
Foram as Moiras, vestidas na pele das Weird Sisters, as musas inspiradoras de William Shakespeare na tragédia ‘‘Macbeth’’. Elas entram em cena logo no começo da trama e, como era de se esperar, fazem com que Macbeth trame a morte de rei e usurpe o poder.
Mas nem sempre as bruxas habitaram o lado escuro da rua. Entre os celtas irlandeses, cinco séculos antes do nascimento de Cristo, as bruxas eram consideradas sábias senhoras capazes de prever o futuro e curar males como dores lombares, feridas abertas e amores perdidos. Elas eram responsáveis também pelos abortos que aconteciam nas aldeias, o que os estudiosos acreditam, foi a gota d’água na fervura do caldeirão na época da Inquisição. Foi nesta época inclusive, que o gato passou a fazer parte do guarda-roupa oficial das bruxas.
Devotas de Samhaim - o príncipe da morte, de acordo com a lenda - as bruxas celtas (que deram origem ao Dia das Bruxas), eram responsáveis por reunir, todo o dia 31 de outubro, as almas de todos os que haviam morrido durante o ano para serem apresentadas ao deus Sol como agradecimento à colheita. Assim, elas acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências para celebrar o final do verão e da sua fertilidade.
Foi somente a partir do final do século 18 e início do século 19 , que a véspera do Dia de Todos os Santos se tranformou em alguns países num dia de diversão, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos. Anteriormente, a data era considerada uma noite de medo, na qual homens sensatos respeitavam os duendes e os demônios e, aceitavam a sorte imposta pelas bruxas.
Para a astróloga paulista Ila Karminski, este ano em especial, o Dia das Bruxas promete relembrar os velhos tempos. ‘‘Estaremos na Lua Negra e, para que o dia sofra mais a ação das fadas do que a das bruxas, é necessário banir toda a negatividade que o signo de Leão confere à data’’ - explica.
A astróloga segue dizendo que a luminosidade de Leão acaba gerando as sombras que serão refletidas no espelho da vaidade e do orgulho. Para escapar ileso do dia, uma dica de Ila: ‘‘É preciso entrar em contato com a Deusa Sehkmet, a Deusa Leoa dos Egípcios. Acenda um incenso e uma vela laranja e sente-se com um espelho nas mãos. O espelho é o instrumento para amenizar os feitiços da data. Aproveite e peça a Sekhemet a força necessária para varrer essas crenças e ações escravizantes de sua vida’’ - ensina.
Transformadas em entidades do mal pela Igreja Católica, as bruxas conheceram a fúria da Inquisição no século 12. Queimar bruxas em fogueiras para livrar o mundo de seus feitiços é uma das vergonhas praticadas pelo homem em nome de Deus. O registro do primeiro acusado de bruxaria data do ano de 1.310. Peter Albano morreu queimado porque receitava poções que curavam soluços. Albano, um fitoterapeuta da Idade Média, teve seu nome escrito na história depois que, cansado de tanta tortura, confessou seu envolvimento com o diabo. Centenas de anos depois, o processo de Albano foi revisto e a Igreja pediu desculpas. A pior prova apontada contra Albano era que ele tinha uma gato preto!
Quem também não escapou das santas chamas da Inquisição foi Joana D’Arc. Acusada de bruxaria, Santa Joana D’Arc foi queimada em 30 de maio de 1431, em Rouen, na França.
Mas a mais dramática história fica por conta de Mary Easty, a mais famosa bruxa de Salem, cidade americana que foi invadida pelas bruxas em 1692 e que queimou 25 belos exemplares de feiticeiras. Mary, que foi uma das primeiras acusadas de bruxaria na época, foi a primeira bruxa da história a ter seu processo revisto. Apenas cinco anos após sua execução, o tribunal de Salem considerou Mary inocente. Em tempo: o processo foi revisto pelos mesmos juízes que condenaram Mary ao fogo sagrado.
Em Londrina, o Catuaí Shopping Center comemora até amanhã o Halloween, tendo como atração o Castelo do Horror. A promoção é do shopping e das escolas CCAA. A entrada é franca.

mockup