As araucárias são as protagonistas da exibição via YouTube de “Concerto às Araucárias”. Será no dia 29 de janeiro às 20 horas, o lançamento online da reimpressão da edição fac-similar da obra histórica “Araucarilândia”. Na ocasião, também será disponibilizada a versão digital do livro, com acesso a deficientes visuais. Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a obra do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne - lançada originalmente em 1930, a partir de uma expedição que partiu de São Paulo e, de trem, passou pelo Paraná e Santa Catarina, observando a beleza das matas e também sua acelerada depredação, com especial destaque às araucárias, protagonistas do livro.

Considerada rara, Araucarilândia recebeu a primeira impressão fac-similar 2014, a partir de projeto do ambientalista curitibano José Álvaro Carneiro - atualmente diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. Em menos de um ano, a edição já estava esgotada e, diante de sua atualidade e da urgência das questões que aponta, Carneiro coordena mais uma vez um projeto de reimpressão.

 Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a obra do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne -feita originalmente em 1930.
Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a obra do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne -feita originalmente em 1930. | Foto: Divulgação

No ano em que a primeira edição da obra completa 90 anos, José Álvaro lembra que já no final da década de 1920, Hoehne percebia a profunda relação entre natureza e sociedade, sustentando a ideia de que salvaguardar as florestas significava garantir o futuro. Assim, de forma visionária, defendia a preservação ambiental como direito das gerações futuras. Para o coordenador do projeto estas reflexões continuam mais atuais do que nunca, em um cenário caótico do ponto de vista socioambiental.

A nova edição é um diálogo entre o passado e o presente da Floresta Ombófila Mista, carinhosamente chamada por Hoehne: Araucarilândia. Nela, um caderno suplementar com textos de Clóvis Borges, João Paulo Capoabianco e José Álvaro Carneiro, chama a atenção para os caminhos percorridos pelo ambientalismo brasileiro até aqui, e para as potencialidades e desafios a enfrentar hoje. Há ainda fotografias de Zig Kock, que em tempos do necessário isolamento social imposto pela pandemia de covid--19, permitem que o público contemple essa paisagem. O livro físico e o caderno suplementar terão distribuição gratuita para instituições públicas de ensino, bibliotecas e afins. O público em geral poderá fazer download da versão digital no site do projeto.

Como o objetivo de estimular os sentidos e levar à reflexão, o projeto realizou o “Concerto às Araucárias”, gravado em vídeo e disponibilizado gratuitamente online. Com direção do cineasta Luciano Coelho, ao passo que Ana Rosa Tezza conduz o leitor, introduzindo as peças do compositor João Pedro Teixeira, executadas por ele e pelo Quarteto das Moiras.

Para finalizar com chave de ouro, uma série inédita de vídeo-oficinas, O Plantão: Planta, Plantinha - apresenta, de forma lúdica e leve, o conhecimento tradicional e também científico acerca das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Guiado pelo Mago Jardineiro, abordagem de uma série de plantas comestíveis, . Oficinas e concerto serão também disponibilizados, via televisores internos, para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, seus familiares e colaboradores da instituição, contribuindo fundamentalmente para a descentralização do acesso à arte e a cultura.

Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a obra do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne -feita originalmente em 1930.
Araucarilândia é um projeto que publica, pela segunda vez, a obra do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne -feita originalmente em 1930. | Foto: Divulgação

Serviço:

Araucarilândia – 90 anos de uma obra fundamental

Lançamento online do livro e concerto

Quando: 29 de janeiro, às 20 horas

Acesse aqui o link do concerto

Quanto: gratuito

Para saber mais acesse:

www.araucarilandia.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/araucarilandia

Instagram: https://www.instagram.com/araucarilandia/