Vitrines transformadas em galerias de arte para aproximar o público de obras especialmente criadas por artistas famosos e designers célebres. A 3ª Mostra Nacional de Vitrines acontece no Shopping Mueller, piso Cândido de Abreu, lojas 14 e 15 - até 15 de novembro.
Entre os nomes do cenário da pintura, escultura e design gráfico, estão os de Rubens Gerchman, Alex Cerveny, Antonio Peticov e Cláudio Tozzi. O evento, concebido pelo publicitário Alex Periscinoto, já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
A 3ª Mostra Nacional de Vitrines usa o espaço de cubos gigantes emoldurados por grandes blocos de vidro, como uma galeria aberta ao público. Cada artista concebeu sua obra - a maioria instalações - a partir das marcas e produtos das empresas patrocinadoras.
A Kodak, por exemplo, aparece na criação de Alex Cerveny. A Parker foi inspiração para Gustavo Rosa, a Caloi para Antonio Peticov, O Boticário para Cláudio Tozzi, a Varig para Rubens Gershman. Os relógios Swatch detém os direitos de imagen da obra de Not Vital, a Lacta os de Ivald Granato e a Antárctica os de Guto Lacaz.
O evento foi organizado pela empresária Luz Marina Simonsen e custou cerca de R$ 1 milhão. ‘‘A mostra tem ido além da proposta de divulgar as artes plásticas ao público leigo e acabou se transformando numa poderosa farramenta de marketing e sedução do varejo’’, explica Luz Marina.
Os trabalhos criados a partir das marcas famosas de consumo de massa envolvem conceitos vanguardistas e posicionamentos de mercado das empresas patrocinadoras. A maioria dos artistas optou por temas futuristas que apelam à tecnologia do terceito milênio.
O carioca Rubens Gershman imaginou em sua obra uma situação vivenciada por passageiros de avião refestelando-se com o serviço de bordo da Varig. Por sua vez, Gustavo Rosa ficou com madeira sobre tela, concebendo para a Parker a linha do futuro, uma reta servindo de base para um velocípede que precisa atingir um determinado ponto, focado numa caneta, naturalmente.
Alex Cerveny valeu-se de muito acrílico e da inspiração no turismo do pós-2000 para o cenário desenvolvido para a Kodak. A idéia mescla o objetivo da empresa em promover seu lançamento: uma máquina fotográfica indicada para turistas acidentais.
Antonio Peticov homenageia a Caloi, no centenário da empresa, criando uma peça especialmente inusitada para o evento. O Boticário patrocina Cláudio Tozzi, que pintou com cores de uma estética impar a importância mrcadológica do perfume Acqua Fresca, um hit da empresa cosmética de Curitiba.

mockup