Faxinal do Céu - Ainda não é possível saber quantas obras foram produzidas no Faxinal das Artes. A Secretaria da Cultura promete um balanço para as próximas semanas. Enquanto não se tem uma avaliação quantitativa, o coordenador nacional do evento, Agnaldo Farias, responsável pelo segmento nacional da última Bienal de São Paulo, analisa os resultados qualitativos. ‘‘O evento ficou acima das expectativas. Houve uma organização espontânea dos participantes’’, diz. Um dos diferenciais, conforme exemplifica Farias, foi o fato dos artistas não estarem representando uma obra, como nos salões de arte, mas mostrando o processo de trabalho durante a sua realização.
‘‘Eles participaram avidamente dos debates e puderam conhecer outras formas de produção’’. A partir dos trabalhos realizados, Farias convidou três artistas para expor em São Paulo: Delson Uchoa, Adriana Galinnari e Martinho Patrício. A mostra ainda não tem data definida, mas deve acontecer até o final do ano.
Além dos convites para exposições e trocas de experiência, o evento terá como resultado a edição de uma revista, a exemplo da Semana de Arte Moderna. O primeiro número tem previsão de lançamento para o final de junho. A secretaria também vai utilizar os mesmos moldes para realizar, em setembro, o Faxinal da Música.(K.M.)

mockup