Evento tradicional no calendário cultural do Paraná, a 41ª Oficina de Música de Curitiba acontece entre 25 de janeiro e 04 de fevereiro e vai reunir nomes de destaque da música, como Criolo, Fernanda Takai, Zélia Duncan e Owerá, artista guarani-mbyá, que se apresentará, no Teatro Paiol, neste sábado (27), às 19h.


Com apenas 22 anos, Owerá já tem um EP, dois discos, além de parcerias com Criolo, Alok, Djuena Tikuna, Brô MC’s, Tropkillaz, Kaê Guajajara, OzGuarani, entre outros. Conhecido desde a Copa do Mundo de 2014, quando hasteou a faixa “Demarcação Já” no evento de abertura, Owerá vai apresentar músicas do seu mais recente álbum "Mbaraeté", lançado pela Natura Musical, além de canções autorais divulgadas durante sua carreira e que dão luz ao movimento Rap Nativo. No palco, o artista é acompanhado pelo baixista e produtor musical, Rod Krieger, com quem Owerá co-produziu o disco.

Também fará parte do espetáculo uma participação do escritor Olívio Jekupé, que estará lançando o seu mais novo livro, "A Explosão de Ojepota." Owerá vai apresentar também o documentário do disco "Mbaraeté", co-dirigido com Igor de Paula e lançado em parceria com a Natura Musical, além de fechar a apresentação com canções tradicionais Guarani.

Owerá: artista teve grande repercussão na imprensa internacional ao hastear uma faixa pela demarcação das terras indígenas na abertura da Copa de 2014
Owerá: artista teve grande repercussão na imprensa internacional ao hastear uma faixa pela demarcação das terras indígenas na abertura da Copa de 2014 | Foto: Vivi Bacco/ Divulgação

TRAJETÓRIA

Owerá vive na Aldeia Krukutu, no sul da cidade de São Paulo, e ficou conhecido como o indígena que abriu a faixa “Demarcação Já” na abertura da Copa do Mundo de 2014. Após este feito, o nome do artista, Werá Jeguaka Mirim, ganhou força na imprensa internacional, que depois procurou saber quem era aquele indígena e o que aquela faixa significava.

Desde então, ele estrelou o documentário "My Blood Is Red" (Needs Must Film, Prime Video / Vimeo On Demand) com Criolo e Sônia Guajajara, lançou um EP em 2017, "My Blood Is Red", um disco em 2018, "Todo Dia É Dia de Índio" (Bico do Corvo) e os singles "Demarcação Já - Terra Ar Mar" feat Criolo (Matilha Cultural), em 2019 e "Xondaro Ka’aguy Reguá", "Moradia de Deus e Força de Tupã" feat Lozk, em 2020. Neste ano, ao lado de Daniela Mercury, representou o Brasil na comemoração dos 50 anos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em evento promovido pela ONU da América Latina. Owerá também foi vencedor, ao lado de Marcelo D2, Coletivo Imune e João Gordo, do Prêmio Arcanjo de Cultura 2020, na categoria Música.

Confira Owerá feat Criolo:

Já em 2021, lançou o single "Jaguatá Tenondé" (Let’s Gig), no qual deixou de lado as rimas do RAP e apresentou um ritmo conhecido como música tradicional da cultura guarani.

Owerá ainda tem os singles "Kurumi Kaluana" com Tropkillaz e Kaê Guajajara, que está na abertura do programa No Limite da Rede Globo. E participou do programa especial da HBO Max, 2022, em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, quando fez um pout-pourri com Caetano Veloso nas canções "Um Índio", de Caetano, e "Mbaraeté", de Owerá.

Em Agosto de 2022, Owerá lançou o disco "Mbaraeté" (resistência, em guarani), em parceria com a Natura Musical.

O artista também tem parceria com Alok - em breve, vão lançar uma música com título a ser definido, mas enquanto isso, fizeram a cerimônia de abertura do festival mundial Global Citizen 2021, direto da Amazônia - aqui e também na ONU, em Nova York - aqui. Em 2023, foi uma das estrelas a cantar sua obra “Canções de Nhanderu” junto com o BaianaSystem no Pororoca, festival que aconteceu no Central Park, em Nova York.

Owerá também ganhou destaque no site da The White Feather Foundation, fundação de Julian Lennon, que apoia comunidades indígenas pelo mundo - aqui, foi citado pelo blog do Youtube como um dos cinco criadores indígenas de destaque.

A grande bandeira do artista é usar a música para lutar pelo respeito aos indígenas e pela demarcação das terras, além de levar mensagens de apoio ao seu povo. E é com a força do movimento do RAP Nativo, liderado por ele, OzGuarani e Brô MC’s, que o artista segue a sua jornada.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:

Owerá

Local: Teatro Paiol (Curitiba),

Data: sábado (27), às 19h

Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 - compre aqui