Paulo Polzonoff Jr.
De Curitiba - Especial para a Folha
Curitiba acaba de ganhar um busto de Poty. Feito em carborundum, um abrasivo de óxido de alumínio e sílica usado para dar acabamento à superfície da obra, a escultura, concebida pelo artista plástico curitibano Carlos Henrique Tullio, passa a integrar o acervo da Fundação Cultural de Curitiba. A doação acontece oficialmente hoje, às 19h, durante a exposição ‘‘Moldes e Matrizes’’, que está na Galeria da Caixa Econômica Federal
Além do busto do mais famoso artista plástico curitibano, a mostra apresenta outras 12 obras de Carlos Henrique Tullio, retratadas em todas as suas fases, desde a concepção até o produto final. Assim, é possível vislumbrar ao lado do busto de Poty o irreconhecível molde em gesso que deu origem à obra. Além de esculturas, a exposição também apresenta uma série de gravuras. Ao lado destas, as chapas de alumínio, responsáveis pela posterior impressão no papel.
‘‘É uma exposição de múltiplos. O espectador poderá conhecer a capacidade que estas duas formas de arte têm de se reproduzir, quase de modo industrial’’, explica o artista.
Carlos Henrique Tullio salienta ainda que a mostra tem caráter meramente didático. ‘‘Um dos objetivos é despertar nos visitantes o interesse pelo processo da criação artística’’, complementa.
A exposição ‘‘Moldes e Matizes‘‘ abre hoje, às 19h, na Galeria da Caixa Econômica Federal (Rua Conselheiro Laurindo, 180) e fica aberta ao público até dia 12 de novembro.

mockup