Até o dia 9 de outubro, o Centro de Ação Cultural - CAC, realiza a exposição gratuita do “Arte e Identidade do Artesanato de Maringá”, com curadoria de Isabel Bogoni e Firmino. A exposição artística conta com 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, sendo resultado de outras etapas do projeto Maringá Cultural Cooperativismo.

"Torre de Santa Cruz", da artesã Flávia Fiorini Romero
"Torre de Santa Cruz", da artesã Flávia Fiorini Romero | Foto: Renato Domingos/ Divulgação

Contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, o projeto propõe uma ampliação do programa de desenvolvimento do artesanato com a identidade de Maringá, desde a etapa do processo de capacitação técnica, ministrada em julho pela gestora Rose Meusburger. Os artistas que chegaram até a fase final desta ação foram incentivados a criar peças com a temática da identidade local, visando integrar um catálogo que foi lançado na terça-feira (28) e que será distribuído para as redes de hotelaria, lojas de decoração e área de turismo da cidade.

Pontos turísticos como a Catedral, o monumento ao desbravador, a Capela Santa Cruz e o Parque do Japão, além de árvores, flores e aspectos da história do município serviram como fonte de inspiração para o processo de criação das peças, que vão desde objetos de decoração até o vestuário, entre demais itens.

Quatro artesãos receberão homenagem por sua contribuição à cultura municipal e ao desenvolvimento do artesanato maringaense. Os escolhidos para receber à honraria são João Cardoso, Leonil Lara, Sueli Lara e Osmar Yamaguti.

A beleza dos ipês em objeto decorativo de Michelly Orbem
A beleza dos ipês em objeto decorativo de Michelly Orbem | Foto: Renato Domingos/ Divulgação

O PROJETO

Entre os principais objetivos do projeto estão a valorização dos artesãos locais, a potencialização das vendas, o desenvolvimento de identidade e a formação de novos artistas locais. “O produto tem que contar uma história, trazer uma memória afetiva, seja com o local, seja com determinada situação. É justamente essa a força do artesanato”, comenta Laura Chaves, coordenadora de produção.

A ideia para o projeto surgiu durante sua gestão como presidente da Macuco, entre 2018 e 2020. Na época, Laura Chaves havia começado a acompanhar grupos de artesãos nas feiras de artesanato e se incomodou com uma grande quantidade de produtos parecidos e sem uma identidade com a cidade. Logo, o projeto foi pensado para contribuir na resolução desse problema.

Houve, também, uma capacitação voltada para os artesãos, com cinco oficinas direcionadas à comunidade em geral, nas áreas de cerâmica, escultura em biscuit com porcelana fina, confecção e modelagem de bijuterias em cerâmica, entre outros.

Os artesãos que participaram da capacitação produziram novas peças para a exposição, sob acompanhamento da coordenadora do projeto. “Foi um período de muitas surpresas agradáveis. A cada passo do projeto fui sendo encantada pelas histórias de cada artesã ou artesão que visitava, desde os mais antigos aos que estão chegando agora”, destaca Laura.

"Desbravando:" memórias da cidade em trabalho de Flávia Fiorini Romero
"Desbravando:" memórias da cidade em trabalho de Flávia Fiorini Romero | Foto: Renato Domingos/ Divulgação

A artesã, Flávia Fiorini Romero, participou das capacitações oferecidas pelo projeto do CAC e disse que “participar desse projeto me proporcionou uma valorização maior de minhas habilidades artesanais, podendo acrescentar em minhas criações um aspecto de identidade que conta o significado de alguns símbolos que encontramos em nossa cidade, como a fauna, a flora e os monumentos, instigando nas pessoas um olhar sensível ao lugar onde vivemos e à nossa história”.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

Serviço

Exposição Arte e Identidade do Artesanato de Maringá

Data: até 9 de outubro

Local: CAC – Centro de Ação Cultural

Horário de visitação: de segunda a sexta das 9h às 17h, e aos sábados de 14h às 17h