As comemorações dos 20 anos do Museu de Arte de Londrina e a realização de dezenas de exposições de estreantes e de consagrados artistas marcaram o setor das artes plásticas na cidade em 2013. A participação da fotógrafa e artista plástica londrinense Fernanda Magalhães na 1ª Bienal Internacional de Fotografia Masp/Pirelli, realizada em agosto no Masp (Museu de Arte de São Paulo), e os 40 anos da Galeria Bahiarte foram outros destaques do segmento, que deve continuar em alta no próximo ano, segundo produtores locais.
Na avaliação da gerente do Museu de Arte de Londrina, Lucinéia Chamorro e Silva, Londrina é uma cidade efervescente na área das artes plásticas. "A cada ano surgem novos e talentosos artistas e os nomes já consagrados continuam produzindo obras que são reconhecidas dentro e fora do país", avalia.
Ela destaca que as exposições realizadas ao longo do ano para comemorar as duas décadas do Museu de Arte comprovam o bom momento que o segmento atravessa. "Promovemos 16 exposições em 2013. Divulgamos desde obras de artistas estreantes até produção de nomes já consagrados, de Londrina e de outros Estados", ressalta.
A gerente do Museu de Arte enfatiza que o segmento de artes plásticas em Londrina é tão valorizado que chama atenção até de reconhecidos artistas de grandes centros. "Atualmente estamos expondo trabalhos da artista plástica paulistana Regina Carmona. As obras dela que compõem a exposição ‘Púrpuras’ estavam expostas na Finlândia e saíram de lá direto para Londrina. A Regina está acostumada e expor seus trabalhos em grandes galerias brasileiras e internacionais e nos confidenciou que fez questão de trazer suas obras para cá devido ao reconhecimento que a cidade tem junto a artistas do Brasil inteiro", enfatiza Lucinéia.
Além da exposição de Regina Carmona, o Museu de Arte de Londrina está expondo parte de seu acervo. "Estamos expondo obras importantes de vários artistas, de Agenor Evangelista a Poty Lazzarotto", ressalta Lucinéia, acrescentando que o museu recebe, em média, 700 visitantes por mês.
Para ela, a valorização das artes plásticas na cidade se deve a uma série de ações realizadas tanto pelos artistas quanto por entidades locais. "Existe um trabalho constante sendo realizado pelo departamento de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina, pelo Sesc e pelo Museu de Arte. Um exemplo disso é um projeto de intercâmbio que realizamos durante o ano todo envolvendo alunos de escolas municipais de Londrina e estudantes da cidade de Nishinomiya, no Japão. As crianças envolvidas fazem trocas de trabalhos artísticos com o objetivo de incentivar o gosto pelas artes desde a infância", detalha.

mockup