Imagem ilustrativa da imagem Artes e Metiês, de Franco das Camélias, é lançado em CD

O músico paranaense Franco das Camélias lança neste mês o CD Artes e Metiês. O nome faz uma alusão a um museu parisiense de invenções: Musée des arts et métiers. Em maio, este trabalho com 14 faixas foi lançado pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=9ygS0OlaXvk&t=1275s).

“É um prazer transformar agora esse projeto em um objeto palpável. Afinal, nos últimos tempos tudo fica apenas pairando na nuvem da internet. O streaming é maravilhoso, mas eu quero o meu CD!”, diz o compositor, que tem divulgado o trabalho pelas redes sociais. Seus álbuns anteriores, Ao vivo no Ampli do Infinito (2016) e Franco das Camélias e os Lusíadas (2017), ainda estão disponíveis apenas pelo Youtube.

“A capinha dupla e o envelope desse CD trazem referências iconográficas que ajudam a estimular a imaginação das pessoas. Sem falar que elas podem acompanhar melhor as letras presentes no encarte”, explica F. das Camélias.

Piano e martelo

Nas fotos da capa e da contracapa, produzidas pela fotógrafa Emanuella Kalil, o músico dialoga com a letra da música “Charutos de Villa-Lobos”. “Essa letra fala de um velho compositor, que já não tem mais nada a perder nessa vida, e toca piano com um martelo. E aí me coloquei na foto como esse pianista subversivo, de baqueta na mão”, conta.

Neste trabalho, vale ressaltar, F. das Camélias não toca piano. Suas canções contam com voz, guitarra, violão, percussão e flautas. Detalhe: na faixa “Artes e Metiês”, uma flauta quena é usada por ele como uma “clave”, instrumento de percussão.

“Essa ideia de subverter um pouquinho a forma de tocar os instrumentos traz novas sonoridades. Também gostei de ter usado um violão clássico, espanhol, para tocar um rock em Viagem ao centro do Mundo”.

Neste trabalho estão presentes outros rocks, como “Fornos de Óbidos” e “A Voz da Malta”, que dialogam com um universo lusitano de seu segundo disco: Franco das Camélias e os Lusíadas (2017). Ao mesmo tempo, o CD inclui outros gêneros musicais e experimentações: exemplo disso é o quase mantra “A árvore nim”, inspirado nos mistérios de uma árvore indiana, e a faixa “Winter”, construída a partir da paisagem sonora do Teatro Globe, de Londres.

A mistura de referências de Artes e Metiês se amplia também por conta de suas parcerias com outros compositores. A música “Um ser maravilhoso”, repleta de enigmas rimados, foi criada junto com Leandro Hammerschmidt e Evilasio Hammerschmidt, dos Monges da Lapa (banda da qual F. das Camélias também faz parte), enquanto a faixa “Floresta”, com seus questionamentos sobre vida e morte, foi elaborada com Margareth Caldas Fuchs.

Produzido de modo independente, o CD foi prensado no interior de São Paulo, enquanto o material gráfico foi impresso em Curitiba. Para adquirir o disco via correio, a R$ 30, basta entrar em contato com o artista pelo e-mail [email protected].

Serviço:

CD Artes e Metiês, de Franco das Camélias.

Preço: R$ 30. Para adquirir, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

+ Informações pelo blog https://francodascamelias.wordpress.com e pelo canal do artista no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXoRbjR4w4H9-tjSfKv5Mpw