Um grupo de trabalhadores da construção civil está aprendendo na prática o conceito de sustentabilidade e transformando materiais descartados nos canteiros de obras nos quais atuam em peças exclusivas de mobiliário. Após participarem de oficinas comandadas pelo designer Alberh Diego, carpinteiros, pedreiros, pintores e encanadores que integram o quadro de colaboradores da Construtora A.Yoshii em Curitiba utilizaram resíduos de tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite para produzir móveis e itens de decoração que podem ser incorporados no cotidiano.

Pendente Taubilha criado por Aline Volpato foi feito com resíduos de arame galvanizado e retalhos de camurça
Pendente Taubilha criado por Aline Volpato foi feito com resíduos de arame galvanizado e retalhos de camurça | Foto: Divulgação

O resultado desta experiência inovadora pode conferido no showroom da A.Yoshii em Londrina a partir desta semana. No local, estão expostas 12 peças entre sofás, poltronas, pendentes, luminárias e mesas criadas no projeto-piloto “Obra & Arte”, realizado na capital paranaense, no ano passado, pelo Instituto A.Yoshii - braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii.

As peças que integram a mostra foram produzidas por 12 colaboradores voluntários da construtora que participaram de oficinas ministrados por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo, que integram o Coletivo ÔDA. Além da exposição, algumas peças do “Obra & Arte” também estão dando um toque especial em apartamentos decorados nos showrooms da construtora em Curitiba, Campinas e Maringá.

Sofá estofado em couro, estrutura em aço e pintura eletrostática foi desenhado por Leo Capote e construído com vergalhões de aço
Sofá estofado em couro, estrutura em aço e pintura eletrostática foi desenhado por Leo Capote e construído com vergalhões de aço | Foto: Divulgação

“Nosso desejo é despertar a criatividade inerente a todos nós, mas que precisa ser estimulada, trazida à tona. O Obra & Arte proporciona um novo olhar dos colaboradores para o resíduo, impactando na questão da sustentabilidade e revelando um potencial criativo em cada um deles” comenta a curadora de design e coordenadora do projeto, Ticiana Martinez, do Coletivo ÔDA. Ela ressalta que ao poder criar suas próprias peças, os operários passam a ter um cuidado diferente com os resíduos, enxergando-os inclusive, como algo possível de valor. “O projeto instiga primeiro o mundo das ideias e depois dá um embasamento técnico para a execução, com formas interessantes e acabamento de design. É muito agregador”, conclui.

A iniciativa realizada com sucesso em Curitiba em 2019 será desenvolvida em Londrina, segunda cidade a receber o projeto “Obra & Arte”. Os encontros acontecerão nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro, com 15 colaboradores, que também contarão com o olhar apurado do designer Alberh Diego. Os colaboradores e profissionais irão se reunir em um espaço do Grupo A.Yoshii, onde são realizadas diversas atividades como o projeto “Criando Arte”, cuja proposta é capacitar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de artesanato sustentável. Devido à pandemia de Covid-19, os encontros sofrerão algumas adaptações. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para dar continuidade à experiência transformadora que tivemos em Curitiba e que deixou o público admirado com peças diferenciadas”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi.

Mesa de centro, feita com restos de diversos tipos de madeira, foi criada pela equipe de voluntários da construtora
Mesa de centro, feita com restos de diversos tipos de madeira, foi criada pela equipe de voluntários da construtora | Foto: Divulgação

Na avaliação do presidente do Grupo A.Yoshii, o projeto “Obra & Arte” é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os envolvidos. “É uma experiência transformadora, que nos possibilitar fazer florescer vários talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e desenvolvimento das nossas equipes”, afirma Leonardo Yoshii.

Serviço:

Exposição Obra & Arte
Quando - Até o final do ano, das 10 às 17 horas
Onde – Show Room A. Yoshii (Av. Madre Leônia Milito, 1800)

Gratuito