Arte sustentável nasce dos canteiros de obras
Carpinteiros, pedreiros, pintores e encanadores produzem móveis e itens de decoração utilizando resíduos de tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Carpinteiros, pedreiros, pintores e encanadores produzem móveis e itens de decoração utilizando resíduos de tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite
Marcos Roman - Grupo Folha
Um grupo de trabalhadores da construção civil está aprendendo na prática o conceito de sustentabilidade e transformando materiais descartados nos canteiros de obras nos quais atuam em peças exclusivas de mobiliário. Após participarem de oficinas comandadas pelo designer Alberh Diego, carpinteiros, pedreiros, pintores e encanadores que integram o quadro de colaboradores da Construtora A.Yoshii em Curitiba utilizaram resíduos de tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite para produzir móveis e itens de decoração que podem ser incorporados no cotidiano.
O resultado desta experiência inovadora pode conferido no showroom da A.Yoshii em Londrina a partir desta semana. No local, estão expostas 12 peças entre sofás, poltronas, pendentes, luminárias e mesas criadas no projeto-piloto “Obra & Arte”, realizado na capital paranaense, no ano passado, pelo Instituto A.Yoshii - braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii.
As peças que integram a mostra foram produzidas por 12 colaboradores voluntários da construtora que participaram de oficinas ministrados por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo, que integram o Coletivo ÔDA. Além da exposição, algumas peças do “Obra & Arte” também estão dando um toque especial em apartamentos decorados nos showrooms da construtora em Curitiba, Campinas e Maringá.
“Nosso desejo é despertar a criatividade inerente a todos nós, mas que precisa ser estimulada, trazida à tona. O Obra & Arte proporciona um novo olhar dos colaboradores para o resíduo, impactando na questão da sustentabilidade e revelando um potencial criativo em cada um deles” comenta a curadora de design e coordenadora do projeto, Ticiana Martinez, do Coletivo ÔDA. Ela ressalta que ao poder criar suas próprias peças, os operários passam a ter um cuidado diferente com os resíduos, enxergando-os inclusive, como algo possível de valor. “O projeto instiga primeiro o mundo das ideias e depois dá um embasamento técnico para a execução, com formas interessantes e acabamento de design. É muito agregador”, conclui.
A iniciativa realizada com sucesso em Curitiba em 2019 será desenvolvida em Londrina, segunda cidade a receber o projeto “Obra & Arte”. Os encontros acontecerão nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro, com 15 colaboradores, que também contarão com o olhar apurado do designer Alberh Diego. Os colaboradores e profissionais irão se reunir em um espaço do Grupo A.Yoshii, onde são realizadas diversas atividades como o projeto “Criando Arte”, cuja proposta é capacitar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de artesanato sustentável. Devido à pandemia de Covid-19, os encontros sofrerão algumas adaptações. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para dar continuidade à experiência transformadora que tivemos em Curitiba e que deixou o público admirado com peças diferenciadas”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi.
Na avaliação do presidente do Grupo A.Yoshii, o projeto “Obra & Arte” é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os envolvidos. “É uma experiência transformadora, que nos possibilitar fazer florescer vários talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e desenvolvimento das nossas equipes”, afirma Leonardo Yoshii.
Serviço:
Gratuito