Curitiba – O Banestado se foi, mas o patrimônio pictórico ficou. A Casa Andrade Muricy mostra ao público até o dia 5 de maio a exposição Acervo Banestado – A Arte Paranaense Revisitada, com obras de 75 artistas paranaenses que decoraram gabinetes e salas das agências espalhadas pelo Estado, nos idos áureos do banco oficial. As artes plásticas tiveram maior ascendência sobre a instituição que chegou a manter galerias de arte em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, além de promover o Salão Banestado de Artistas Inéditos.
A mostra na Casa Andrade Muricy faz um apanhado geral, reunindo em suas salas as mais diversas escolas e tendências. Difícil manter uma linha temática ou coerente pela diversidade dos artistas. A contemporânea Leila Pugnaloni divide as atenções com Arthur Nísio, Alfredo Andersen com Bia Wouk, Kambé com Do Carmo Fortes, e assim sucessivamente. Carlos Eduardo Zimmermann, Alvaro Borges, Helena Wong, João Osório Brzezinski, Rones Dumke, Osmar Chromiec, Heliana Grudzien, Dulce Osinski, Leticia Faria, Jair Mendes. Luiz Carlos de Andrade Lima, Poty, Lange de Morretes, Suene Oliveira Santos são alguns da extensa lista de autores presentes na coletiva.
Serviço: Acervo Banestado – Arte Paranaense Revisitada, em cartaz na Casa Andrade Muricy, da Secretaria de Estado da Cultura (Alameda Dr. Muricy, 915). Até 5 de maio, com visitação pública de terça a domingo, das 10 às 20 horas. Entrada franca.