ARTE NIPÔNICA - Grupo Sansey vence festival
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de agosto de 2006
Reportagem Local 
Foram duas participações e duas vitórias. O Grupo Sansey, de Londrina mais uma vez consagrou-se como o grande vencedor do Festival Yosakoi Soran Brasil, realizado no último domingo, dia 30 de julho, em São Paulo. Em sua quarta edição, o festival contou com um total de 13 participantes, sendo duas equipes paranaenses, uma do Mato Grosso do Sul e as outras 10 de São Paulo.
Além de premiar os três melhores colocados das categorias Juvenil e Adulto com troféus e prêmios em dinheiro, o evento elegeu também o grande campeão geral, através do Grand Prix. A equipe Wakaba Curitiba venceu a categoria Juvenil, enquanto o Grupo Sansey conquistou o prêmio máximo, levando para casa um troféu confeccionado pelo artista plástico Yutaka Toyota, naturalizado brasileiro e premiado internacionalmente, e R$8 mil em dinheiro. Formada por 30 integrantes, a equipe londrinense contou novamente com a coreografia de Mirian Tsuchiya, Aline Kashiroki, Michelle Ekuni, Lívia Mariyama e Angelina Toyota.
Assim como no ano anterior, a música apresentada foi composta especialmente para o festival pelo músico Marco Tureta. O público de Londrina e região vai poder conferir a apresentação vencedora em breve. O Grupo Sansey vai abrir o Londrina Matsuri, que acontece de 15 a 17 de setembro na praça Nishinomiya. A quarta edição do festival vai celebrar os 18 anos do grupo, além dos 22 anos da Mity Escola de Karaokê e dos 98 anos da imigração japonesa ao Brasil.
O ''Yosakoi-Soran'' nasceu da fusão do ''Festival Yosakoi'',
da província de Kouchi, com o ''Sooran-bushi'' de Hokkaido, há apenas 15 anos.
A principal característica desta dança é o dinamismo dos movimentos e a liberdade de criação, o que tem tornado esta nova arte nipônica em verdadeira febre nacional, reunindo, em alguns festivais, mais de 2 mil participantes. No Brasil, o primeiro festival foi realizado em São Paulo, há três anos. O ritmo e a forma das músicas é livre, desde que respeitada a regra de se incluir o refrão da música ''Sooran-bushi''. Para se ter uma idéia da liberdade de estilos, a canção de Marco Tureta, com a qual o Grupo Sansey foi campeão brasileiro no ano passado, misturava os ritmos japoneses com baião.


