A difusão do taiko (pronuncia-se taikô), a arte dos tambores japoneses, ganhou o aval do Ministério da Cultura. No Paraná, um projeto de divulgação dessa cultura milenar já está recebendo recursos através da lei federal de incentivo à cultura. O grupo londrinense Ishindaiko, formado há dois anos, foi um dos contemplados.
Neste domingo, às 9 horas, ele se apresenta com 20 componentes na sede da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná (Rua Paranaguá, 1.762). Grupos de outras cidades também estão recebendo apoio da pasta comandada por Gilberto Gil. Há praticantes em diversos municípios, entre eles Curitiba, Maringá, Rolândia, Assaí, Marialva e Mauá da Serra.
''Mas há novos grupos aparecendo em outros locais, e todos com o objetivo de divulgar o taiko para populações que desconhecem a cultura japonesa'' explica Bruno Takao Murakami, um dos integrantes do Ishindaiko. A palavra taiko pode definir tanto a música de percussão executada pelos tambores quanto o instrumento em si.
Na terra de origem, a sonoridade dos tambores é onipresente nos festivais, expressando quase dois mil anos de história por trás de seu ritmo. Nos primórdios, era considerada um dos símbolos da comunidade rural, pois se dizia que o limite da aldeia era determinado não só geograficamente, mas também pela distância que o som da batida era ouvido.
O taiko já foi usado para anunciar guerras, utilizado como motivação de grupos por torcidas em competições esportivas, além de estar presente em cerimônias religiosas. Coberto por uma superfície de membrana animal, pode ser encontrado em diversas formas e tamanhos. Nas apresentações, sobressai ainda o elemento cênico obtido pela harmonia dos movimentos, o que resulta num intenso trabalho musical aliado à disciplina, concentração e preparo físico dos executantes.
Em Londrina, o projeto de divulgação do taiko conta com patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco Sudameris, além do apoio da produtora Cultura Interativa.

Serviço:
- Amanhã: Apresentação de taiko com o grupo Ishindaiko. Horário: 9 horas. Local: Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná (Rua Paranaguá, 1.762). Informações: (43) 3324-6418 ou 3334-2347.

mockup