Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
Dois artistas plásticos – a curitibana Uiara Bartira e o santista Alex Cabral – abrem hoje, às 18h30, exposições no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba. Uiara ocupa a sala do acervo e Alex ficou com uma das salas alternativas. A mostra se encerra no dia 22 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e aos sábados das 10 às 16 horas.
Os trabalhos mais recentes de Uiara Bartira estarão representados em nove quadros de grandes dimensões. Com mais de dois metros quadrados, em óleo sobre tela, as obras mostram um forte colorido em desenhos geométricos.
Uiara Bartira influenciou e formou uma geração de professores de gravura com a implantação das oficinas da Casa da Gravura, em 1980, e do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, entre 1989 e 1993. A artista faz parte do Conselho de Arte da 21ª Bienal Internacional de São Paulo.
Bacharel em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Uiara estudou desenho e pintura especializando-se em gravura e desenho na The Art Students League e Fotogravura no Bob Blackburn Workshop, em Nova York.
Por sua vez, Alex Cabral da Silva reúne trabalhos em técnica mista, unindo objetos e fachadas antigas com desenhos da figura humana. Em 1986, Alex recebeu o prêmio de melhor coreografia e figurinos no Atelier Coreográfico do Teatro Guaíra.
Em Recife participou, em 86, de uma mostra coletiva com um mural na galeria Lula Cardoso Alves. Logo depois, esteve na mostra da Post-Art Internacional Exhibition of Visual/Experimental Poetry na Art Gallery of San Diego University, nos Estados Unidos; no 55º Salão Paranaense; no Panorama das Artes Brasileiras, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Mostra Head and Figures, na Galeria Adriana Penteado, em São Paulo. A primeira individual em Curitiba foi na Galeria do Inter-Americano, em 1988.
Uiara Bartira e Alex Cabral – Exposições no Museu Alfredo Andersen, Rua Mateus Leme, 336, em Curitiba. Abertura hoje às 18h30. A mostra vai até o dia 22.Os artistas plásticos Alex Cabral e Uiara Bartira inauguram hoje duas exposições no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba
Divulgação‘‘Santa Anna’’, paintstick sobre estampa de Alex CabralDivulgação‘‘A Ponte’’, óleo sobre tela de Uiara Bartira