Arte em 'Achados e Perdidos'
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de março de 2012
Nelson Sato <br> <br> Reportagem Local 
Uma invasão de artistas catarinenses vem movimentar o roteiro de exposições neste início de temporada em Londrina. O desembarque está programado para esta quinta-feira na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL, que inaugura a coletiva ''Achados e Perdidos'' reunindo trabalhos de Giorgio Filomeno, Augusto Benetti, Maíra Dietrich e Bil Luhmann - todos de Florianópolis.
Luhmann abre as atividades, às 19h30, conduzindo um bate-papo com o público sobre seu processo de criação, produção artística em seu Estado e arte contemporânea. Ele já havia chamado atenção com suas obras na exposição ''Até Meio Quilo'', realizada em agosto do ano passado na própria Casa de Cultura e organizada pelo coletivo Aluga-se - grupo de artistas contemporâneos com sede em São Paulo e núcleos espalhados por várias regiões do País.
A decisão de convidá-lo para abrir o calendário de exposições 2012 teve vários motivos. ''O que nos atraiu foi sua ligação com o desenho, seu vínculo com a universidade - a UDESC, onde concluiu Mestrado - e o compromisso ético de sua produção'', assinala Danillo Villa, chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura.
Luhmann vai trazer dois vídeos, a publicação ''Tudo começa com C'' (com desenhos e anotações), além de uma coleção de botões, bilhetes e bitucas de cigarros. ''Ele e seu grupo postulam que uma ação aparentemente simples seja capaz de modificar uma situação ou um ambiente. Por exemplo, ao 'roubar' um cigarro de um amigo para sua coleção, acreditam que será um cigarro a menos que o amigo fumará. É uma postura bacana'', explica Villa.
Paralelamente à mostra dos quatro artistas, será inaugurada a agenda de exposições do WC Arte, um banheiro desativado no piso superior da Divisão de Artes Plásticas e transformado em espaço para exposições. A artista londrinense Juliana Barone foi a primeira selecionada para se ''apossar'' do ambiente.
Fechando a programação de atividades, será realizado um ciclo de minicursos ministrados por docentes da UEL. Fernando Stratico (do Departamento de Artes Cênicas) abriria a série didática ontem, que será completada hoje com Cláudio Luis Garcia (do Departamento de Arte Visual) e amanhã com José Fernandes Weber (do Departamento de Filosofia). Os minicursos ocorrerão das 14h às 18 horas. Todos os eventos têm entrada franca.
Programação:
- Exposição ''Achados e Perdidos'' reúne trabalhos de Bil Luhmann, Giorgio Filomeno, Augusto Benetti e Maíra Dietrich
Quando - De 8 de março (abertura às 19h30) até abril
- Exposição ''WC Arte'' apresenta trabalhos de Juliana Barone
Quando - Abertura dia 8 de março (quinta-feira) às 19h30
- Minicursos com Cláudio Luis Garcia e José Fernandes Weber
Quando - Hoje e amanhã das 14h às 17 horas
Onde - Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL (Av. JK, 1.973).
Informações - (43) 3322-6844


