A harpia está  entre os animais destacados na exposição de xilogravuras de Natália Bispo
A harpia está entre os animais destacados na exposição de xilogravuras de Natália Bispo | Foto: Divulgação

A série "Biomas do Brasil" é uma exposição em que Arte e Meio Ambiente se fundem em um diálogo imagético, expresso por meio da linguagem da xilogravura. Ao representar um recorte da riqueza natural do Brasil, com a escolha de doze animais que habitam os biomas brasileiros, a artista Natália Bispo propõe reflexões a respeito da relação homem e ambiente. "Com o avanço da urbanização em áreas florestais e a perda de habitat de espécies como a do mico-leão-dourado, que vive somente no Brasil, elas passam por risco de extinção há muitos anos", argumenta.

Com a proposta também de valorizar, homenagear estes animais e destacar a importância que representam para o ecossistema, Bispo declara a admiração e a beleza que os animais despertam, assim como as curiosidades existentes sobre suas características e peculiaridades, sobretudo daqueles reconhecidos no mundo todo como parte da identidade da fauna brasileira. A imponência da harpia, a excentricidade do tamanduá bandeira e a tranquilidade do bicho-preguiça estão entre as xilogravuras à disposição do público no Café Dois Corações.

Natália Bispo: " Com o vanço da urbanização em áreas florestais, muitas espécies estão em risco de extinção"
Natália Bispo: " Com o vanço da urbanização em áreas florestais, muitas espécies estão em risco de extinção" | Foto: Divulgação

A exposição tem como corpo de trabalho uma série de 12 xilogravuras produzidas pela artista, retratando animais que habitam Biomas Brasileiros, sendo apenas que sete compõem a exposição. Entre as obras, onça-pintada, tuiuiú, tatu-bola, harpia dentre outros. "Utilizo a técnica milenar de gravar em uma chapa de madeira, como uma espécie de carimbo. Xilo = madeira e gravura = gravar, ou seja, xilogravura é o processo de gravar na madeira, ao qual desenvolvo e realizo muitos de meus trabalhos artísticos", conta.

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, Natália Bispo sente-se privilegiada. "Tive a oportunidade de experienciar uma formação de qualidade, onde pude ter acesso a disciplinas voltadas às artes gráficas com o Profº Drº Cláudio Luiz Garcia, grande artista e professor, o que me inspirou a continuar a desenvolver a linguagem xilográfica após a graduação", alegra-se. Desde então, trabalha como artista visual e arte-educadora, propondo oficinas como docente em escolas e projetos sociais.

As xilogravuras com animais despertam  o público sobre as curiosidades e características das espécies
As xilogravuras com animais despertam o público sobre as curiosidades e características das espécies | Foto: Divulgação

Atualmente, a expositora reside em Bauru - SP, cidade que já recebeu " Biomas do Brasil", no centro cultural Acesso Popular. Em Piratininga, também no interior de São Paulo, a população prestigiou o seu trabalho no Museu do Café de Piratininga e agora em Londrina. "Acredito que espaços como do Café 2 corações possam contribuir muito na divulgação de trabalhos artísticos e artistas, o que torna a arte mais acessível, no que se refere à circulação de pessoas de diferentes contextos sociais, bem como oportuniza a venda de trabalhos do artista, que é outro ponto importante no universo das artes.

As obras de Natália Bispo estão à venda nesta exposição, bem como desdobramentos dessas produções a partir de produtos como ecobags cadernos artesanais feitos a mão, com a impressão direta das "xilos" em suas capas.

SERVIÇO

Exposição Biomas do Brasil/ Artista Natália Bispo

Quando: Até 30 de outubro

Onde: Café 2 corações - Rua Quintino Bocaiúva, 15 Centro (Londrina) - piso térreo do Hotel Crystal Palace

Gratuito

https://www.instagram.com/nataliabispo.gossler/

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link