'Arte e Informação na Rede'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de junho de 2010
Adriana Ito<br>Reportagem Local 
Na segunda etapa do projeto Autores & Ideias, o Sesc traz hoje a Londrina os escritores André Felipe Pontes Czarnobai, o Cardoso (escritor e fundador do CardosOnline, o mais famoso fanzine digital distribuído no Brasil), e Julio Daio Borges, do Digestivo Cultural. Eles vão discorrer sobre o tema ''Arte e Informação na Rede'', no auditório do Sesc, a partir das 19h30. O debate terá mediação do jornalista Cláudio Osti. Na quinta-feira, o projeto segue para Maringá (às 20h), e na semana seguinte passa por Cascavel (dia 29, às 19h30) e Pato Branco (dia 30, às 20h).
Depois de trazer os escritores Daniel Galera e Daniel Pellizari (que falaram sobre a literatura na internet para um auditório lotado), o projeto volta a promover uma reflexão sobre como a internet tem interferido - positivamente, na maioria das vezes - na produção e divulgação de conteúdo cultural e artístico.
Mais uma vez, os convidados não poderiam ser mais adequados para o tema: ainda enquanto estudava Jornalismo, Cardoso foi editor e colunista do CardosOnline, um dos primeiros e mais conhecidos fanzines digitais brasileiros, que circulou entre 1998 e 2001 e chegou a ter cinco mil assinantes.
Autor de Cavernas & Concubinas (DBA Editora), Cardoso foi incluído na antologia digital Enter, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda (2009), e teve contos, crônicas, colunas, ensaios e artigos publicados em coletâneas, jornais, revistas e em dezenas de sites. Além disso, ele também é webdesigner, criador da Tosqueira Websites e do podcast Deusulivre, além de participar da fundação da galeria online baixocalão, entre outros.
O escritor também já foi consultor para desenvolvimento e produção de conteúdo para internet da Box1824 para Nokia Latin America, Claro, Grendene, Terra e Grupo Abril, entre outros. Atualmente mantém o site www.qualquer.org.
Assim como o CardosOnline começou despretensioso, na forma de um e-mail enviado por Cardoso a seus amigos, a semente da revista eletrônica Digestivo Cultural, de Julio Daio Borges, também foi o acaso. Em dezembro de 1997, ele escreveu ''A Poli como Ela é...'', criticando a Escola Politécnica da USP, onde cursava Engenharia da Computação. O texto foi parar na Folha de S. Paulo, na coluna de Luís Nassif, e Borges nunca mais parou. O Digestivo Cultural (www.digestivocultural.com) foi criado em 2001, e hoje é um dos mais importantes sites de jornalismo cultural do Brasil, com audiência média de 230 mil visitantes-únicos por mês (uma média de mais de 30 mil visitas por dia).
Embora tenha colaboradores (jovens autores, escritores e jornalistas) que abastecem o conteúdo das seções, Borges é o faz-tudo ali, elaborando desde editoriais e colunas à programação do site, veiculação de anúncios. Ele também manteve a coluna ''Letras e Números'', em uma revista da FGV-SP, onde também colaborou com artigos sobre internet business, e já publicou textos em diversos jornais. Desde o primeiro semestre de 2008, dá consultoria para projetos de internet.
Serviço:
Quando - Hoje, 10h30
Onde - Sesc Londrina (R. Fernando de Noronha, 264)
Quanto - Gratuito
Informações - (43) 3378-7800


