Londrina vai se transformar em um grande picadeiro de circo, de hoje a 13 de dezembro, quando acontecem nos mais diversos pontos da cidade cerca de 13 apresentações de circo durante a I Londrina Mostra Circo, em homenagem a Ricardo Queirolo (Picolino). O evento, organizado pela Associação Londrinense de Circo (ALC) com aprovação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) , pretende ampliar o acesso aos espetáculos circenses, contemplando apresentações em bairros e zona rural, além do centro da cidade.
No espetáculo de estréia, hoje, no Zerão, às 16 horas, destaque para as apresentações da Escola Nacional de Circo (RJ) e do contorcionista ''Sapo'', do Circo das Artes (RJ), considerado o melhor artista de circo dos Estados Unidos, em 2002, e que conquistou este ano o terceiro lugar em um campeonato mundial de contorcionismo na China. Outra atração de peso é o Circo Teatral Girassol (RS), que se apresenta no aniversário da cidade, dia 10 de dezembro, no Zerão, às 18 horas, juntamente com a Troupe Aero Circus, de Londrina.
Segundo o presidente da ALC, Sérgio Gonçalves, a programação da mostra buscou contemplar as três ramificações mais atuais do circo, voltadas para o ''circo social'', que vê na linguagem circense a possibilidade do resgate social de crianças carentes , o ''novo circo'' ('new circus'), que tem no Cirque Du Soleil o seu maior representante, adaptando os espetáculos antigos com roupagens modernas e inovadoras, e o ''circo itinerante'', que ainda mantém a tradição familiar com base para a manutenção da cultura do circo.
''O evento tem o objetivo de aproximar o circo das pessoas e melhorar a sua imagem. Ainda há muito preconceito com relação a esse profissional, que é bastante marginalizado no Brasil. Há muito pouco reconhecimento e as pessoas não têm idéia da dedicação e técnicas que essa profissão exige'', destacou Gonçalves.
O vice-presidente da ALC, Luís Henrique Silva, ressaltou que a idéia é que a mostra seja permanente a expectativa é que isso também sirva de estímulo para a implantação de uma escola municipal de circo, antiga reivindicação do meio artístico. ''Já temos dois participantes da oficinas da Rede da Cidadania que foram incoporados ao Aero Circus devido a qualidade do seu trabalho. Com a escola, mais oportunidades como essa poderiam estar acontecendo'', afirmou. referindo-se aos artistas Pedro Queissada e Paulo Líbano.
O trapezista Carlos Tangará, que na década de 70 foi considerado o melhor da sua categoria no Brasil, e já é a quarta geração da sua família dedicada ao circo, também está apoiando o projeto e atualmente está na cidade prestando assessoria na área.

Serviço
- Espetáculo de estréia da I Londrina Mostra Circo, com a Escola Nacional de Circo e a Troupe Aero Circus. Hoje, às 16 horas, no Zerão. O evento será realizado até o dia 13 de dezembro em diversos pontos da cidade.

Programação
Hoje (07/12)
- Escola Nacional de Circo (RJ) e Trupe Aero Circus (Londrina), às 16 horas, no Zerão/
Segunda-feira (08/12)
- Xupetin e Coisa Fina (Londrina), às 17h30, no Calçadão.
Terça-feira (09/12)
- Xupetin e Coisa Fina (Londrina), às 18h30, no Posto de Saúde da Rua Argentina (Vila Brasil).
- Plantão Sorriso (Londrina), às 15 horas, na Escola Olavo Garcia (Conjunto Avelino Vieira).
- Dr. Palhaço/Sesc (Londrina), às 18 horas, na Praça Nishinomia.
Quarta-feira (10/12)
- Circo Teatral Girassol (RS) e Trupe Aero Circus (Londrina), às 18 horas, no Zerão.
Quinta-feira (11/12)
- Plantão Sorriso (Londrina), às 10 horas, no Centro de Lazer e Cultura do Conjunto Maria Cecília.
- Circo Teatral Girassol (RS), às 12 horas, no Restaurante Universitário (UEL)
- Dr. Palhaço/Sesc (Londrina), às 14 horas, no Caic da Zona Sul.
- Cometa Alegria/Rede da Cidadania (Londrina), às 19 horas, na Feira da Lua da Av. Inglaterra.
Sexta-feira (12/11)
- Plantão Sorriso (Londrina), às 14 horas, na Casa do Caminho.
- Cometa Alegria/Rede da Cidadania (Londrina), às 19 horas, na Praça Poços de Caldas (Com-tour).
Sábado (13/11)
- Trupe Aero Circus e Circo Cidadão/Rede da Cidadania (Londrina), às 19 horas, no Patrimônio Espírito Santo.

mockup