O horário das 18 horas quase sempre ganha toques de misticismo na Globo. Mas ''Araguaia'', ao ser anunciada pela emissora, parecia recheada de outros atrativos capazes de conquistar a atenção do público. Como, por exemplo, no que diz respeito à fotografia. Marcos Schechtman chegou a levar equipe para gravar em Goiás. Só com cenas de elenco, trabalharam por mais de um mês. Fora o período em que produziram os ''stockshots'' da região. Mesmo assim, essas imagens parecem cada vez menos constantes nas sequências da novela. Talvez ainda com receio de comparações com ''Pantanal''. Um erro, já que se trata de um local poucas vezes explorado pela teledramaturgia, mas cheio de riquezas naturais para serem expostas. Um charme que poderia deixar a história de amor entre Solano e Manuela, personagens de Murilo Rosa e Milena Toscano, ainda mais atraente.
O texto da novela é bom e o elenco se mostra cada vez mais afinado. Não é à toa que, mesmo em período de férias, a audiência de ''Araguaia'' se mantém, até agora, com 25 pontos de média na maior parte dos dias de janeiro. Apenas um ponto a menos que o resultado geral de ''Paraíso'' e da antecessora ''Escrito nas Estrelas'', exibidas no mesmo horário pela emissora. O que se nota, inclusive, é uma audiência crescente, algo difícil nos primeiros dias de um ano.
Assim como em outras tramas rurais, ''Araguaia'' vem recebendo algumas participações especiais sertanejas. Uma prática que não só ajuda a atrair a atenção dos telespectadores, mas também evita certas ''enrolações'' que, de uns tempos para cá, aparecem com mais frequência. Principalmente nas cenas na casa de Solano. A empregada Aspásia, vivida pela talentosa Flávia Guedes, já foi uma personagem mais interessante. Só que, ultimamente, ganha vários minutos no ar com pouca ação em sua rotina. Em breve suas aparições podem virar sinônimo de ''pausa para a pipoca'', já que nada acontece além de um humor sem sal e completamente previsível.
Sem dúvidas, um dos maiores trunfos de ''Araguaia'' é o elenco experiente. As recentes sequências de Eva Wilma e Lima Duarte na pele da protetora Beatriz e do carrancudo Max não só movimentaram a história, mas também promoveram uma espécie de viagem ao passado. Os dois foram responsáveis por alguns dos melhores momentos de ''Pedra Sobre Pedra'', novela exibida pela Globo em 1992. E mostram que podem, mais uma vez, estrelar embates dignos de horário nobre. Eva ainda divide algumas cenas com Laura Cardoso, que encarna a doce Mariquita. Com o desenvolvimento do Mal de Alzheimer na trama, sofrido pela avó de criação do mocinho Solano, ambas devem chamar ainda mais atenção na história. Ponto para quem assiste.
''Araguaia'' - Globo - Segunda a sábado, às 18:20 h.

mockup