Aprendiz de feiticeira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de novembro de 1996
Denise Schittine 
Aplique nos cabelos, unhas grandes e postiças, pele manchada e dentes pretos são parte do novo visual de Andréa Avancini em Xica da Silva. Para se transformar em Eugênia, sua personagem na nova novela da Manchete, a atriz passa quase duas horas diante do espelho arrumando os cabelos e fazendo a maquiagem. O resultado faz sumir o rostinho bonito, mas a atriz fica satisfeita. Estou cansada de fazer papel da mocinha bonitinha e certinha. Este é o primeiro personagem de caracterização forte que represento, vibra Andréa.
Eugênia é uma andarilha que chega na cidade de Diamantina, se aloja na hospedaria de Dona Benvinda (Míriam Pires) e acaba se apaixonando pelo homossexual Zé Mulher (Marco Polo). Para conquistar seu amado e tentar mudar sua preferência sexual, a moça tenta aprender toda espécie de mandingas, magias e bruxarias. Ela vira uma aprendiz de feiticeira da dona da hospedaria, explica Andréa. Depois deste período de bicho-do-mato, a personagem vai se tornando, aos poucos, mais sociável e aprende a conviver com as pessoas.
Para fazer Eugênia, Andréa precisou passar por outras transformações além da mudança no visual. A atriz está tendo aulas de equitação, de prosódia e fazendo um laboratório para estudar os hábitos e costumes da época. Estou lendo Guimarães Rosa, já que minha personagem é inspirada nos catrumanos, povo primitivo do interior de Minas, conta a atriz, que já tem Grande Sertão: Veredas e Sagarana na cabeceira.
Esta é a primeira vez que Andréa trabalha em uma novela de época. Estou adorando conhecer outros tipos de comportamento e hábitos. Recebi muita informação histórica para fazer meu personagem, diz. Não só a atriz, mas todo o elenco da novela tem feito laboratório para aprender como se vivia no Século XVIII. O difícil é improvisar, não podemos dizer qualquer coisa sem antes pensarmos que estamos em 1.700, brinca a atriz.
Xica da Silva é o primeiro trabalho que Andréa faz sob a direção do pai, Walter Avancini. Mas ela não acha que receba nenhum privilégio por ser filha do diretor. Quando estamos trabalhando, a cobrança que ele faz é de diretor para atriz, não de pai para filha, garante.
Depois de estrear na televisão em Cambalacho, em 86, Andréa fez mais quatro novelas na Globo e uma no SBT, Brasileiras e Brasileiros. Xica da Silva é a sua estréia na Manchete. Para a atriz, a diferença da nova emissora para as outras é a atenção que os atores recebem durante o trabalho. Na Globo existem quatro produções acontecendo ao mesmo tempo, é muita gente na área de teledramaturgia. Nunca me deram a mesma atenção que aqui, compara.


