'Aporofobia': livro explica a aversão à pobreza para crianças
Há tipos de medo que vivem abraçados aos preconceitos, é disso que trata o livro de Blandina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de setembro de 2023
Há tipos de medo que vivem abraçados aos preconceitos, é disso que trata o livro de Blandina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo
Marcos Losnak/ Especial para a Folha
Existem vários tipos de medo. Diversos tipos de repulsa. Variados tipos de aversão. Alguns simples de serem compreendidos. Outros difíceis de serem explicados.
Há tipos de medo que vivem abraçados aos preconceitos. A aporofobia é deles. Um medo que provoca aversão, repulsa, hostilidade, antipatia, rejeição e ódio.
A palavra pode parecer estranha, mas está devidamente explicada para crianças em “Aporofobia - Você Não Conhece a Palavra, Mas Conhece o Sentimento”, livro infantil da escritora Blandina Franco em parceria com o ilustrador José Carlos Lollo.
Na definição da autora, “aporofobia é uma palavra nova, que define e explica um sentimento que existe há muito tempo, mas que não sabíamos como explicar: é o preconceito, a aversão, às vezes até ódio que uma pessoa sente por outra porque ela é pobre.”
Lançado pela editora Companhia das Letrinhas, a obra narra o cotidiano de uma família que vive em situação de rua. Perambulando pela cidade, os membros da família são vítimas de hostilidade e repulsa por “sujar” a paisagem urbana.
Ao longo da história, recebem todo tipo de insulto dos ricos habitantes da cidade. São chamados de ninguém, de lixo, de fedidos, infelizes, fingidos, imundos, bêbados, folgados, vagabundos, perigosos e muitas coisas mais.
Nas ilustrações de José Carlos Lollo, cada uma dessas palavras carregadas de ódio gruda no corpo das personagens em situação de miséria e vulnerabilidade. Palavras e sentidos que vão se acumulando e se acumulando a ponto das pessoas que vivem em pobreza não serem mais encaradas como pessoas, mas como uma “sujeira” a ser eliminada da cidade e da sociedade.
“Aporofobia - Você Não Conhece a Palavra, Mas Conhece o Sentimento” é a primeira obra infantil publicado no Brasil a encarar a questão. Declaradamente inspirada no trabalho do Padre Júlio Lancellotti.
No final da história, o garotinho que vive em situação de rua pergunta ao pai: “Por que eles não gostam da gente, pai?” E o pai simplesmente responde: “Filho, nem eles sabem.”
Mas é preciso saber.
SERVIÇO:
“Aporofobia - Você Não Conhece a Palavra, Mas Conhece o Sentimento”
Autora – Blandina Franco
Ilustrações – José Carlos Lollo
Apresentação – Padre Júlio Lancellotti
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 48
Quanto – R$ 9,90