O repertório do grupo vai do erudito ao popular. Mas para as apresentações em Londrina, durante o 18º FML, o Minasax Quarteto de Saxofones e Percussão optou pelo popular por um motivo muito especial: divulgar a rica diversidade da nossa música e também divulgar o CD lançado no ano passado. E sendo assim, o grupo se apresenta hoje, às 10h30, na Usina do Conhecimento, com um repertório composto por ‘‘Odeon’’ (Ernesto Nazareth), ‘‘Upa Neguinho’’ (Edu Lobo-Gianfrancesco Guarnieri), ‘‘San Vicente’’ (Milton Nascimento-Fernando Brant), ‘‘Mataburro’’ (Wagner Tiso) e um arranjo especialmente criado por Radamés Gnatalli para quarteto de saxofone - o choro ‘‘Remexendo’’.
O Minasax é formado por Dilson Florêncio (sax soprano), Flávio Macedi (sax alto), Ivan Egídio (sax tenor), Rúbio Veiga (sax barítono) e Fernando Rocha (percussão). O grupo surgiu em 92 através de Dilson Florêncio - primeiro brasileiro formado em saxofone, em 83, pela Universidade de Brasília - com intuito de pesquisar e divulgar o repertório erudito e popular incentivando novas criações por parte de compositores e arranjadores brasileiros.
Foi ele também o responsável pela formação de quartetos de sax no Brasil - comum na Europa e nos EUA - através de vários cursos Brasil afora - hoje existem quartetos de sax na Paraíba, Recife, Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros estados.
Isso se deu a partir de 87 quando retornou da França, depois de uma longa temporada onde, inclusive, conseguiu o título do 1º Prêmio do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. ‘‘Começamos a mostrar que era possível e até interessante fazer uma formação assim no Brasil’’- diz ele que também é líder do Minasax.
Nesses seis anos de formação, o grupo arrebatou alguns prêmios como o Troféu Pró-Música em 95 (como Revelação do Ano) e em 96 (como Melhor Grupo Instrumental). O prestígio adquirido fez com que os músicos fossem convidados para se apresentarem, no ano passado, no 11º Congresso Mundial de Saxofone, realizado em Valência, na Espanha. Também no ano passado, o Minasax conseguiu a proeza de ser o primeiro Quarteto de Sax a gravar um disco que conta com arranjos exclusivos de Wagner Tiso, Gilson Peranzzeta, Gilberto Gagliard, entre outros.
As outras apresentações do grupo em Londrina acontecem nas próximas quinta-feira (na Concha Acústica) e sexta-feira (na Transportes Coletivo Grande Londrina). Daqui, segue para apresentações em Tatuí (dia 12), Campos do Jordão e Ouro Preto (dia 29).
• Apresentação do Quarteto de Saxofone e Percussão Minasax. Hoje, às 10h30, na Usina do Conhecimento (Rua Claudeth de Souza, 677, Conjunto Parigot de Souza 3, Zona Norte de Londrina).

mockup