Ao som do piano
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de março de 2014
Ana Paula Nascimento<br>Reportagem Local 
Apostando na variedade da cultura musical londrinense, a Série Palcos Musicais começa este ano mais uma edição que será celebrada com recital de piano executado por Marco Antonio de Almeida, pianista londrinense e diretor artístico do Festival de Música de Londrina. O espetáculo será realizado hoje, às 20h30, no Hotel Crystal. No repertório especial, composições de Bach-Busoni, Beethoven, Scriabin, Eggert, Vianna, Villa-Lobos e Guarnieri. A promoção é da Artis Colégium, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Em Londrina, a série tem se consolidado como um expressivo evento de música de câmara permanente, ampliando o acesso à música de concerto.
"Sinto-me muito honrado em abrir a série que comemora os 80 anos de Londrina. Minha família é daqui; meu pai (Carlos de Almeida) foi o primeiro delegado da cidade e um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Além disso, o Crystal era o auditório da antiga Rádio Londrina, local onde nós todos começamos. Minha formatura de piano foi lá. Estou muito emocionado em fazer um recital no teatro onde eu praticamente comecei. Tem um sabor de revival", revela Marco Antonio de Almeida, no material de divulgação.
O pianista, que tem consolidada carreira internacional, explica que os recitais têm acontecido com menor frequência em Londrina. "A série está trazendo essa programação diferenciada. O recital é algo complicado, difícil, porque você está sozinho no palco, tocando o piano ou outro instrumento de forma acústica, mas na companhia de compositores maravilhosos."
Na abertura, o pianista fará uma apresentação de forma vigorosa, com a Chaconne em ré menor, de Bach e Busoni. "Chaconne é um tema com variações escritas para violino solo. Um grande pianista que viveu em Berlim entre o final de 1800 e o começo de 1900, Ferruccio Busoni, fez uma transcrição dessa Chaconne para o piano. É uma obra longa, com 15 minutos, onde ele lança todas as dificuldades pianísticas possíveis. Uma peça com grande vigor, muita força de emoção e som", destaca Almeida.
Em seguida o músico interpretará Patética, uma sonata de Beethoven composta no período em que ele já sentia os primeiros sinais da surdez. "O 1º movimento é muito trágico cheio de turbilhões e de escândalos sonoros. O 2º abre cheio de esperança e termina no 3º movimento, com quase um conformismo: "Sim, eu ficarei surdo, assim é a vida."
Almeida conta que a segunda parte será aberta com uma apresentação mais performática com One Man Band, escrita por Moritz Eggert em 1994.
Em seguida o pianista apresenta um conjunto de obras de Scriabin, compositor russo que teve Distonia Focal, um distúrbio neurológico que causa movimentos involuntários. "Ele escreveu algumas obras somente para mão esquerda." Encerrando a apresentação Marco Antonio de Almeida apresenta três obras brasileiras de Vianna, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.
Além de uma vasta experiência profissional como músico no exterior, com destaque na Alemanha onde tem se dedicado também à vida acadêmica, Marco Antonio de Almeida investe especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, incluindo a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha e Estados Unidos, e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do "Choros Nº 11" para piano e orquestra realizada na Suécia. Em 2012 recebeu o troféu "Radegundis Feitosa" oferecido pelo Governo da Paraíba pelo seu trabalho em favor da música no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
- Edição 2014 traz novidades
Serviço:
Recital de piano com Marco Antonio de Almeida Abertura da Série Palcos Musicais
Quando Hoje, às 20h30
Onde Teatro Crystal (R. Quintino Bocaiuva, 15), em Londrina
Quanto R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Ponto de venda - Café Royal Londrino (anexo ao Hotel Crystal Palace), das 9h às 21h. Serão aceitos cartões de crédito e débito.


