Obras de grandes compositores românticos e contemporâneos, como Bach, Saint- - Saens, Telemann e Janacek, foram escolhidas para mais uma edição do concerto da Orquestra de Câmara ‘‘Solistas de Londrina’’. O Teatro Crystal Palace abriga a série Música do Século XX e Romantismo, composta por seis concertos em Londrina. A apresentação acontece amanhã, às 20h30, e conta com a participação do solista Jairo Chaves, primeiro violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.
Do maior compositor de todos os tempos, Johann Sebastian Bach, o público poderá conhecer a transcrição do soviético S. Aslamazyan para a peça Chaconne, da Partida nº 2 para violino solo. Esta obra experimental de Bach é uma das proezas do compositor, que escreveu polifonicamente para um instrumento de cordas. Bach se valeu de cordas duplas do violino, exigindo do músico um rigoroso teste. Chaconne é o último movimento para a suíte nº 2.
Outra obra romântica do programa pertence a Georg Philipp Telemann, compositor que se dedicou aos gêneros orquestrais e camerísticos numa infinidade de formas. De Telemann foi escolhido o concerto para viola e orquestra de cordas Sol Maior, com detaque para o solista Jairo Chaves.
A segunda parte dessa série traz a música do século XX, com a música de Camille Saint-Saens, o perfeccionista da forma com sua peça Sarabande (Op. 93 nº1). De Leos Janacek, reconhecidamente influenciado por Wagner, a Orquestra de Câmara ‘‘Solistas de Londrina’’ apresenta Suite para Orquestra de Cordas, composta em 1877.
Composta por 13 instrumentistas de Londrina, a OCSL divulga especificamente a música de câmara erudita e atua sob direção artística e musical do violinista Evgueni Ratchev. Conjuntamente com a divulgação da música erudita, a orquestra desenvolve um trabalho com compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Guerra Peixe, entre outros.
• Concerto da Orquestra de Câmara ‘‘Solistas de Londrina’’, amanhã, no Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaíuva, 15), em Londrina, às 20h30. Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e aposentados). Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina (Lei Municipal de Incentivo à Cultura), Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Petrobras. Realização: Apolônia Produções Culturais.

mockup