A pandemia do novo coronavírus está prestes a completar cinco meses no Paraná e o segundo semestre de 2020 ainda não dá indícios de que será "tranquilo", especialmente para artistas e produtores culturais. Além das mudanças sociais, o clima de tensão política em um ano eleitoral colabora para tornar o momento ainda mais difícil. Em nada a vida nas cidades neste momento pode ser comparada com a tranquilidade das cenas descritas por Drummond em "Infância", um dos destaques de “Alguma Poesia” (1930).

Mais de 90 anos depois da publicação da obra que levou o jovem de apenas 28 anos, formado em Farmácia, a revolucionar a poesia de língua portuguesa, a circulação dos produtos culturais que dependem da presença do público encontrou uma “pedra no meio do caminho” bem mais pesada com o isolamento social. Entretanto e felizmente, nem tudo está perdido.

Atualmente, dois projetos em Londrina estão "provocando" escritores e poetas da cidade a retirarem seus versos da gaveta em busca da nova - ou novíssima - antologia londrinense. O termo, que aparece nos títulos dos dois projetos e remete à botânica, não poderia ser mais apropriado e inspirador para o momento. Numa definição pragmática, o termo que representa o “estudo das flores” também é costumeiramente usado em uma perspectiva filosófica para definir a união daquilo que de melhor foi produzido, seja por uma personalidade ou, no caso, uma cidade.

.
. | Foto: iStock

O mais adiantado projeto, "Antologia Londrinense: prosa e poesia", da editora Madrepérola, acaba de anunciar os escritores selecionados em sua plataforma virtual a partir do crivo de um júri técnico e outro popular. De acordo com o idealizador e fundador da Madrepérola, Rafael Silvaro, o livro está em fase de revisão para ser lançado de forma online, apenas - e por razões óbvias -, ainda sem data definida. Serão 50 autores em um "retrato em poesia e prosa dos autores de agora", definiu.

Já a "Nova Antologia dos Poetas Londrinenses", concurso literário organizado pelo Londrix - Festival Literário de Londrina, teve seu prazo para inscrições prorrogado para o dia 31 de agosto em função da pandemia do novo coronavírus. Conforme lembrou a organizadora do Londrix, Christine Vianna, o adiamento do período de inscrições permitirá que um número maior de artistas envie seus materiais.

O termômetro que eu tenho é baseado em conversas com alguns amigos, mas eu vejo que tem sido para muitos artistas um processo de criação muito grande. Até porque neste momento o artista se sente tolhido com o corte de verbas, enfim, e ele acaba ficando na sua casa e dando vazão à sua arte. Claro que não posso fazer uma análise mais profunda, mas os que entraram em contato comigo estão usando bem este tempo", avaliou

Sonetos, Haikais e poemas livres podem ser enviados para [email protected] e o resultado será divulgado no dia 30 de setembro após uma análise de avaliadores do Departamento de Letras da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Para validar a inscrição, os participantes também deverão preencher um formulário disponível neste site

Enquanto resgata o mesmo "espírito" de um antigo projeto desenvolvido por ela há duas décadas e intitulado "12 Antologias de Poetas Londrinenses", a "Nova Antologia dos Poetas Londrinenses" contribuirá, também, para "sequestrar" novos leitores. Cada autor receberá dez cópias do livro físico, o que não seria possível sem o financiamento do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Afinal, hoje em dia, poucos poderiam fazer como Drummond, que decidiu financiar a impressão das primeiras 500 cópias de Alguma Poesia, encorajado pelo "estrondo" causado pela publicação de seu famoso poema "No Meio do Caminho", na Revista de Antropofagia de São Paulo, no mesmo ano.