A 10ª. Na memória do londrinense, o prédio localizado na rua Sergipe, número 52, traz como referência a delegacia de polícia. Foi inaugurada no ano de 1964 e a movimentação de viaturas e policiais eram comuns por ali. Do outro lado da rua, havia um bar, o da Xuxa. Desocupado desde março de 2018, quando as atividades da 10ª Subdivisão Policial (SDP) foram transferidas para a Rua São Pedro, em breve o local dará lugar ao Museu do Café, sob gestão do Sistema Fecomércio, também responsável pela transformação do antigo cadeião em Sesc Cultural.

De acordo com a gerente executiva do Sesc Cadeião, Patricia Sugeta, o projeto está em fase de aprovação na Direção do Sesc Paraná junto aos órgãos públicos municipais. Ainda não é possível informar sobre o acervo que irá compor museu, o responsável pela curadoria, o projeto arquitetônico, investimento e previsão de inauguração. A princípio, o funcionamento será realizado no mesmo período que o Sesc Cadeião Cultural – de terça a domingo, a partir das 9 horas até as 21 h nos dias de semana, e das 9 às 18 horas nos fins de semana.

Antiga 10ª vai abrigar Museu de Café tornando-se mais um local para preservar a memória da cidade
Antiga 10ª vai abrigar Museu de Café tornando-se mais um local para preservar a memória da cidade | Foto: Gustavo Carneiro

Além do Museu do Café, o espaço será contemplado com atividades culturais a serem estabelecidas futuramente. "Acredito que este espaço vem somar ao prédio Sesc Cadeião que já opera diversas atrações culturais, trazendo ampliação das atividades ofertadas e da estrutura a ser oferecida ao público. O local fortalece a referência da cultura na Rua Sergipe e certamente promove mais desenvolvimento turístico, cultural e social para Londrina", explicou Sugeta.

Nos próximos meses haverá outras informações sobre o projeto que vem somar à cultura de Londrina como mais um exemplo de 'reciclagem' de um local público para preservar memórias importantes da cidade.