É sempre interessante saber como é que uma pessoa pode ser transformada a partir de um banho de loja, um cabelo mais fashion, uma maquiagem sedutora. Para completar a produção, um fotógrafo esperto dá o toque final, e voilá: nasce uma estrela. Foi nesse clima de antes e depois que a fotógrafa e publicitária Solange Marcon, de Maringá montou a exposição ‘‘Day After’’ que fica até o dia 30 deste mês no Shopping Avenida Center de Maringá.
Arquivo pessoalANTESSolange Marcon/divulgaçãoDEPOISA primeira transformação
foi a de foi Gisele Pereira,
que ganhou o book no concursoA exposição tem fotos de 20 x 25 centímetros de diversas pessoas antes da produção no visual, e as mesmas pessoas que ela fotografou em cópias de 50 por 75. Ela se inspirou depois de ver uma de suas fotos tiradas há dois anos para um concurso de rádio. A moça vencedora do concurso ganhou um book feito por Solange e o resultado foi surpreendente. Segundo a fotógrafa não é só a produção antes da foto que faz a diferença entre os trabalhos. ‘‘Eu procuro ver em cada pessoa o que há de mais belo, a beleza aparente e a latente’’, diz a fotógrafa. Para ela não existe pessoa feia, existe falta de produção aliada à não-percepção e não-exploração dos pontos positivos’’, ressalta.
Arquivo pessoalANTESSolange Marcon/divulgaçãoDEPOISAdriana Scalon: um ar mais
fashion para o rosto da meninaSolange Marcon já teve seus trabalhos publicados nas revistas Veja, Toda Teen, Capricho e Casa Claudia. Há dois anos montou um estúdio com o marido Heitor Marcon, que também é fotógrafo. Ela começou com jornalismo, mas no estúdio passou a fazer mais fotos produzidas. Viajou por dois anos fazendo fotos em Mato Grosso e pelo Paraná, e agora quer passar a fotografar 15 dias na Argentina, 15 em Maringá. ‘‘Hoje faço mais fotos fashion (de moda) e de glamour (portraits e books) e muitas fotos publicitárias.’’
Arquivo pessoalANTESSolange Marcon/divulgaçãoDEPOISNa foto de Marcio Borinelli,
Solange valorizou os olhosA produção do visual também é ela que faz. ‘‘Peço para a pessoa trazer uma mala cheia de roupas, colares, brincos, alguma coisa eu tenho no estúdio e minha equipe de maquiagem faz o resto’’, conta.
‘‘Tenho recebido em média 20 a 30 pessoas por semana para serem feitos books em preto-e-branco, colorido, envelhecidas ou no processo de reversão, que dá uma coloração diferente à fotografia. Quem procura mais é gente de 30 anos, mas às vezes é uma enchente de meninada’’, conta Solange. Ela acha que muita gente tem curiosidade de se ver diferente, de guardar uma foto, de captar um momento especial, de se ver outra e de guardar fotos produzidas. ‘‘Gosto de investir no sonho delas’’, conta Solange.

mockup