Ao contrário do que se imagina, o ciclo astrológico anual não se inicia no dia primeiro de janeiro. Para a astrologia, o novo ano só começa quando o sol entra na energia de Áries, o primeiro signo do zodíaco. Em 2021, esse movimento planetário acontece neste sábado (20), às 6h37. A pedido da FOLHA, a astróloga londrinense Vanira Codato fez o mapa astral desse ano para o País e revela o que os astros preveem para a política nacional, como ficará a situação da pandemia, além de fazer previsões para cada signo.

Vanira explica que o regente do ano será Vênus, o que deve causar um aprofundamento da crise no país. "Como Vênus tem a ver com a economia é de se imaginar que teremos oscilações, indecisões, descontroles, etc. Também as medidas que forem tomadas não trarão o resultado esperado. E o desemprego deve continuar. Devemos mesmo esperar um aprofundamento da crise”. Por outro lado, segundo ela, pode haver crescimento em outras áreas. “O setor que podemos esperar crescimento é na área de tecnologia, informática, pesquisas científicas”.

Embora haja previsão de crescimento de pesquisas científicas, as variações astrológicas indicam que a população brasileira continuará enfrentando grandes desafios em relação à pandemia do novo coronavírus. “Netuno em Peixes durante o ano indica a disseminação de doenças. Tanto da Covid-19 como da dengue e tantas outras pragas que temos por aí. Apesar das pesquisas científicas estarem favorecidas, por falta de atitude e capacidade de resposta e do descaso do governo e da população, a situação vai continuar complicada. Saúde pública será tema recorrente esse ano. Entretanto, como este ano favorece os acordos, as negociações e as ações conjuntas, talvez tenhamos algumas saídas”, avalia.

No âmbito da política, a astróloga prevê momentos conturbados para o chefe do poder executivo federal. “No âmbito político, o presidente terá que enfrentar lideranças que se oporão a ele. Tem também a possibilidade que as forças opositoras se unam. E como Plutão continua em Capricórnio seu trabalho de provocar transformações nas instituições e sistemas de controle dos estados só vai se aprofundando”.

A área de comunicação também não será favorecida no novo ano astrológico. “Teremos problemas nas estradas, na distribuição de alimentos e nas entregas de encomendas. Mas também teremos muitas fake news e segredos revelados. Nas artes, o caminho será desenvolver e melhorar o que foi feito até agora nas redes. No momento, esse é o caminho. E penso que o modelo de juntar milhares de pessoas no mesmo espaço será repensado. As consequências da pandemia durarão muitos anos”, conclui Vanira

.
. | Foto: iStock

COMO CADA SIGNO VAI REAGIR ÀS MUDANÇAS?

De acordo com a astróloga Vanira Codato, cada signo se comportará de maneira diferente em relação às mudanças astrológicas previstas para 2021. “Apesar de todas as dificuldades é um ano que teremos chance de nos reciclar, reinventar e encontrar novos caminhos. Cada signo reagirá segundo suas características e se você sabe seu ascendente e seu signo lunar leve-os em conta, pois poderão ser a atitude que te ajudará a encontrar saídas”, diz.

Segundo ela, quem sente maior dificuldade de lidar com mudanças são os signos fixos – Touro, Leão, Escorpião e Aquário. “Pois têm uma natureza conservadora buscando manter a estabilidade. O aprendizado é ser mais flexível deixando de querer controlar os acontecimentos. Os signos mutáveis - Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes -, tidos como mais adaptáveis e flexíveis, deverão fluir bem com essa energia, mas podem ter que enfrentar desafios vindos de Urano em Touro que indica mudanças repentinas. Os signos cardinais - Áries, Câncer, Libra e Capricórnio -, são fazedores, iniciadores, ativos fluirão bem com e saberão lidar com as surpresas de Urano”, detalha.

Vanira Codato: "As consequências da pandemia durarão muitos anos, o modelo de juntar milhares de pessoas no mesmo espaço será repensado"
Vanira Codato: "As consequências da pandemia durarão muitos anos, o modelo de juntar milhares de pessoas no mesmo espaço será repensado" | Foto: Gustavo Carneiro

Previsões para os 12 signos do zodíaco

Áries – Focando a energia para fins construtivos e a expansão no que estruturou em 2020, sendo flexível nas relações e abrindo a mente para novas ideias esse será um bom ano. Cuidado com a vitalidade oscilante.

Touro – Ano de mudanças. Aproveite para fazer as alterações necessárias. Planeje a longo prazo. Siga a intuição. Mudanças repentinas podem acontecer. Seja flexível.

Gêmeos – Agitação, dificuldade de relaxar serão o tom do ano. Mas, com propósito e planejamento seu ano pode ser bem produtivo. Algum projeto antigo agora pode acontecer. Só se esforçar e focar.

Câncer – O passado ensina e o futuro deve ser construído. Há possibilidade de grandes mudanças. Informação, estudo e adaptabilidade serão importantes para ser feliz.

Leão – Preste atenção aos relacionamentos pois aprenderá muito com eles. Mas cuide com os investimentos de risco. Possibilidade de instabilidade financeira.

Virgem – Pode ser um ano de muitas novidades, mudanças e renovação. São importantes os relacionamentos desinteressados. Cuidado com o excesso de atividades, a autocrítica e a auto cobrança. Atenção com a saúde.

Libra – Relacionamentos estarão em foco. A expressão pessoal em destaque. Busque realizar alguns sonhos pendentes. Mas cuidado com as expectativas que criar para não desvalorizar o que conquistou

Escorpião – Ano para amadurecer emocionalmente. Para um contato verdadeiro com as pessoas. Busque o que realmente quer para o futuro. Liberte-se de decepções antigas.

Sagitário – Pode ser um ano muito sociável e cheio de novidades e pessoas na sua vida. Mudanças na rotina profissional. Aplique sua fé e sua intuição para ampliar seu raio de ação. Seu entusiasmo será contagiante.

Capricórnio – Você continua passando por um processo de transformação profunda. Focar nas questões materiais, corporais e profissionais dando atenção ao que precisa ser renovado em termos de valores e finanças.

Aquário – Tendência de mudanças importantes. Dê uma retomada importante a nível pessoal. Priorize o que possa servir para alavancar sua carreia. Confie no seu intelecto.

Peixes - Ano de faxina interna e de definir com que causas e grupos você se identifica. Ano de se livrar de tudo que não serve. Aproveite os desafios e as oportunidades para afirmar mais autonomia e independência.