Animação em 3D abrirá Cannes
O longa-metragem ''Up - Altas Aventuras'', como já foi batizado no Brasil, é o primeiro filme de animação a abrir o Festival de Cannes, em 62 anos de história da mais importante mostra cinematográfica do mundo.
Produzido pela Disney-Pixar (Toy Story, Nemo, Monstros & Cia, Cars, Ratatouille e Wall-E), a premiére mundial do filme será apresentada em sua versão 3D, fora de competição, no dia 13 de maio, inaugurando oficialmente o evento.
''Up'', produzido pelo já lendário John Lasseter e dirigido por peter Docter e Bob Petersen, é uma comédia de aventuras sobre um septuagenário aventureiro que sonha fazer uma viagem solitária num balão rumo à América do Sul. Mas quando ele já está a caminho percebe que não está só: com ele, um garoto com sete vezes menos idade será seu companheiro de jornada.
Embora a abertura do festival por um filme de animação seja fato inédito, o gênero já é veterano na vitrine francesa. Tudo começou com ''Dumbo'', 1947, e de lá até hoje passaram pela seleção exemplares ilustres como ''Fritz The Cat'', ''Shrek'', primeiro e segundo, ''As Bicicletas de Belleville'', ''Nos Voisons'', ''Les Hommes'', ''Kung Fu Panda'', ''Persepolis'' e ''Valse Avec Bashir''.
O lançamento de ''Up'' nos Estados Unidos está previsto para 29 de maio, e no Brasil, em 4 de setembro.





