O Museu Alfredo Andersen lança hoje o catálogo ''2001 Andersen Volta à Noruega'' um livro completo sobre a vida e obra de um dos mais importantes pintores da história do Paraná. Norueguês de nascimento, Andersen chegou a abrasileirar o próprio nome por se considerar brasileiro. Agora, suas obras serão expostas na Noruega, de 17 a 15 de fevereiro de 2002, no Museu Sorlander, em Kristiansand.
Reunindo 50 telas e 20 desenhos, a mostra ficou mês passado na Pinacoteca de São Paulo e em março de 2002 fica nas salas de exposição da Prefeitura de Oslo. Segundo o texto do curador da Mostra 500 Anos e também desta exposição, Nelson Aguillar, ''o pintor Alfredo Andersen pertence a uma forte linhagem realista. (...) A Mostra de Andersen na primeira pátria ajuda a compreender a singularidade de seu percurso. No período europeu, foram formuladas questões e, na terra adotiva, efetuadas respostas. A reunião dessas instâncias pode esclarecer artisticamente o Brasil na Noruega e a Noruega no Brasil''.
Para a diretora do Museu Alfredo Andersen, Amarílis Puppi, com esta viagem que marca o retorno de Alfredo Andersen à sua terra natal, estamos comemorando o centenário do Atelier de Arte, este espaço muito especial onde o mestre iniciou sua missão didática junto à comunidade paranaense, processo que, de certa forma, se estende até os dias de hoje.
Amarílis reconhece que quase todos os artistas plásticos paranaenses passaram pela escola. ''Isso reflete a importância de Andersen na formação da História da Arte do Paraná. Para o próximo ano, estamos programando uma grande exposição dos alunos do Atelier e isso significa uma mostra com os melhores'', anuncia.
Hoje, o Museu Alfredo Andersen encerra a programação da Semana Andersen, em comemoração aos 141 anos de nascimento do artista. O professor Ricardo Carneiro ministra uma palestra sobre o Ateliê Alfredo Andersen, trabalho em que baseou sua tese para a Universidade Federal do Paraná. O evento será no auditório do Ateliê de Arte. Amanhã, a equipe do Setor Educativo do Museu realiza a performance ''O Bota-fora de Alfredo Andersen''. Baseada nos trabalhos dos alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas, a performance simulará a grande viagem de Andersen para a Noruega. A exposição dos jovens alunos vai ser aberta após a performance, às 16 horas, e permanecerá aberta até dia 2 de fevereiro de 2002.