Amores num jogo de espelhos
Dois homens e uma mulher ensaiando uma peça de teatro, que coloca em cena dois homens e uma mulher ensaiando uma peça de teatro. Parece moto perpétuo, mas esse é o enredo de Répétition, que entra em temporada no Teatro Cultura, em Curitiba. Direção de Fernando Klug, que também está em cena ao lado de Papi Camargo e Allan Ploszaj.
O título em francês (que quer dizer ensaio) sublinha o espetáculo, que em seu transcorrer faz uma brincadeira divertida sobre as ambiguidades das intenções de um trio amoroso. Aliás, todo o texto de Flávio de Souza é um exercício de cenas e diálogos dúbios.
Um casal - ele diretor, ela atriz - convida o melhor amigo do rapaz para, juntos, apresentarem uma peça que conta a seguinte história: a moça quer se casar com o namorado, mas ele prefere esperar mais um pouco, daí aparece o melhor amigo dele e o coração da garota bate mais acelerado.
É como um jogo de espelhos onde realidade e fantasia se refletem, gerando uma deliciosa confusão. Até onde aquilo que o público vê são diálogos do ensaio ou confissões verdadeiras de dois jovens apaixonados, vivendo um amor proibido? Aos poucos o dique se rompe, entre olhares e afagos, com a interferência profissional do diretor, ajustando as cenas.
Répétition foi vista em Curitiba através de leituras dramáticas e teve duas apresentações no Festival de Teatro, em 1995, com Flávio de Souza, Xuxa Lopes e Elias Andreato. O autor, na época, explicou que embora seja uma comédia leve, ainda assim não fez concessões ao público, didatizando como acontece o processo da criação:
- Em princípio pensava em escrever alguma coisa mais explicativa, pronta para um leigo que não conhece a fundo o trabalho dos atores e o processo de criação de um personagem. Entretanto, o resultado acabou saindo outro e decidimos manter a estranheza que estava ali. Foi muito importante não facilitar para o público.
Dizem os artistas curitibanos que passaram um bom tempo debruçados sobre o texto e, mesmo assim, ríamos a cada ensaio, quando novas surpresas se faziam presentes. Acreditamos que o público vai se divertir bastante, até porque temperamos com mais algumas armadilhas.
Novo espaçoRépétition inaugura o Teatro Cultura em novo endereço. Ele deixou as dependências que ocupava no térreo de uma academia, na Praça Garibaldi, e mudou-se para o outro lado da praça, ao lado da loja Geppeto. Entre lucros e perdas, um lucro imediato: o pé de direito do casarão é alto. Boa alternativa para os grupos locais em busca de teatro.Roberto ReitenbachPapi Camargo, Fernando Klug e Allan Ploszaj da Cia Teatral Por que Perguntou o Nome?Zeca Corrêa Leite





