Receber atenção é muito bom. Dá a calorosa sensação de que somos amados - é como dormir embaixo de um monte de cobertores numa noite fria. Mas nem sempre conseguimos receber toda a atenção que desejamos, e isso pode gerar alguma confusão no coração.
Confusão no coração? Pode parecer meio complicado, mas um exemplo resolve tudo. Era uma vez um menino que quando sentia sede, pedia água para a mãe. Bastava ele dizer ''mãe, quero água'' e imediatamente aparecia sua mãe trazendo um copo de água. Ela estava sempre pronta para atendê-lo.
Um belo dia, após gritar o mágico ''mãe quero água'', ouviu algo que o deixou com o coração confuso. Era alguma coisa como ''vai na cozinha e pega''. Começou a imaginar que a mãe não gostava mais dele, que ele estava sozinho no mundo e outras coisas. Um sensação de abandono caiu como um tijolo em sua cabeça.
Claro que não se tratava disso, apenas sua mãe estava ocupada naquele momento e achava que o filho poderia se virar sozinho. Afinal pegar um copo de água não é nada complicado. Mas o menino precisou ter a sensação de abandono para aprender que, na verdade, não estava sendo abandonado.
Um cachorro chamado Amoreco viveu uma experiência muito parecida. Sua história está no novo livro de Babette Cole, ''Amoreco'', lançado pela Editora Ática. Tudo começa no dia em que seus donos ganham um bebê. Até esse dia, Amoreco recebia todas a atenções, mas foi só o bebê chegar e tudo mudou.
Amoreco não se deixou abater, procurou fazer de tudo para agradar o novo morador da casa. Bem como para chamar a atenção dos donos. O problema era que o cachorro não levava jeito para essas coisas. Para demonstrar seu amor pelo bebê, por exemplo, deu-lhe de presente um rato que havia caçado no dia anterior. Dá para imaginar a reação dos pais.
Após várias tentativas desastrosas, porém sempre bem-intencionadas, Amoreco é colocado para fora de casa, mandado para o quintal para não causar mais problemas. Triste, ele arruma a trouxa e abandona seu lar. Segue em direção ao centro da cidade e, num beco escuro, encontra vários cães. Todos abandonados, à procura de um dono. Fazendo amizade com os cachorros, passa a fazer parte do bando.
Logo na primeira grande aventura da turma, na verdade uma grande loucura, Amoreco é preso pela polícia. Nesse meio tempo seus donos percebem seu desaparecimento e logo vão atrás dele. De volta para casa, tudo se normaliza, com os dois lados aprendendo um pouco mais sobre atenção e abandono. E, principalmente, sobre o amor.
Babette Cole conta a história da experiência de Amoreco com o mínimo de texto, grande parte da narrativa é apresentada pelas ilustrações. Quem já teve a oportunidade de ler algum livro da autora inglesa, conhece a maneira divertida e leve com que consegue tratar temas considerados sérios.
Isso pode nos levar a imaginar que o menino citado no começo do texto, aquele que fez uma tempestade por um copo d'água, foi, no passado, o bebê da história de ''Amoreco''. Será que isso significa alguma coisa?
• ''Amoreco'', de Babette Cole, Editora Ática, tradução de Lenice Bueno da Silva, 36 páginas, capa dura, R$ 19,90.

mockup