Um convite à arte é significativo e as próximas noites são de eventos artísticos bastante convidativos para todos os públicos. Trata-se da 1ª edição do Festival AML Cultural, um evento que reúne música e dança para divulgar as atividades realizadas durante todo ano no espaço da Associação Médica de Londrina.

Totalmente dedicado à arte e à cultura, o festival será realizado de quinta-feira (30) a domingo (3 de dezembro), sempre às 20 horas, sendo que das quatro atrações, três são gratuitas. A realização do Festival AML tem um significado especial, pois celebra a prática de dois anos de intenso trabalho desde a reforma e reinauguração da sede histórica da Associação Médica, que trouxe mais cultura à região da Concha Acústica, no centro da cidade.

João Vidotti, gerente da AML Cultural, compartilha a visão por trás do evento: “A ideia é que se torne uma tradição anual, expondo ao público toda a efervescência social e cultural da AML, com artistas que têm um vínculo direto com nosso espaço e fazem parte do nosso cotidiano”.

A diversidade e o talento dos artistas que têm sua base na AML Cultural serão exibidos em uma programação comprometida capaz de cativar o público. A abertura do festival será com o espetáculo de balé contemporâneo “Plenário”, da companhia A Própria, dirigida por Ariela Pauli. A bailarina adianta que o público pode esperar uma apresentação inspirada em figuras e virtudes do Yoga, que convida a uma reconexão com o verdadeiro sentido da vida.

QUATRO NOITES ESPECIAIS

Logo em seguida, o Coral AML Cultural, regido pela pianista Paloma Scucuglia, apresentará um repertório que inclui MPB, músicas para coro e canções de Natal. Ao todo, sobem ao palco 25 cantores do grupo que se formou há cerca de um ano e meio e já conta com 40 integrantes. A rotina de ensaios do Coral AML é semanal e os encontros duram, em média, uma hora e meia.

O cirurgião vascular Dr. Carlos Alberto Morselli Diniz, médico associado, participa do Coral AML desde o início dos encontros musicais. Ele conta que sempre gostou de música, mas nunca se imaginou cantando, ainda mais em um coral. “A coisa foi acontecendo de uma maneira bastante normal, não foi nada muito bem pensado, nada disso. Mas gosto muito, é muito bom estar lá, pela companhia. A gente acaba fazendo novas amizades.”

O segundo dia traz o tradicional evento “Med in Concert”, em que médicos trocam seus jalecos por instrumentos musicais. O oftalmologista Dr. William Procópio abrirá a noite com uma apresentação ao piano, acompanhado pela cantora Mariana Leon e pelo médico Dr. José Roberto Dias no violão, Cilas Rocha no acordeon e saxofone, Willian Rosa no contrabaixo e o cardiologista Antonio Nechar Junior na percussão.

No repertório, “Todo o Sentimento”, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos e “Samba em Prelúdio”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Na sequência, o cardiologista Dr. José Alberto Correia da Silva se apresenta com a cantora Bruna e o Dr. Antonio Nechar Junior na percussão, tocando músicas de Carole King, Marcos Vale, Cat Stevens, Creedence Clearwater Revival, U2, entre outros artistas pop.

Outra atração do "Med in Concert" será a banda Dr. Brazuca, liderada pelo urologista Farib Libos Junior. A banda foi formada quando os integrantes ainda cursavam a faculdade de Medicina, há mais de 25 anos. A banda traz arranjos próprios para clássicos da MPB e do rock nacional.

O terceiro dia destaca o espetáculo “Mystica’s”, do Studio de Dança do Ventre da professora Stephanye Tagua, uma obra inspirada em um trecho do livro “Ondinas”, de Friedrich De La Motte-Fouqué. Com o apoio da AML Cultural e do Ateliê Strabon, de São José dos Campos, o espetáculo conta com 13 talentosas alunas e a participação especial da bailarina convidada Pietra Lincah, de Marília (SP).

Encerrando o festival, o espetáculo “Cortina Lírica”, idealizado pelo Coro Lírico de Londrina, apresentará conjuntos e árias de óperas consagradas. Os solistas, membros do próprio coro, executarão obras de Donizetti, Puccini, Verdi e Mozart, com a pianista Adriana Calzavara como correpetidora. As reservas de convites podem ser feitas pelo telefone (43) 3066-1313. Durante o festival, será inaugurada ainda a Cafeteria Odebrecht Premium AML Cultural, aberta ao público durante o horário de funcionamento da sede.

SERVIÇO

Festival AML Cultural

Quando: De 30/11 a 03/12

Onde: AML Cultural - Praça Primeiro de Maio, 130 - em frente à Concha Acústica

Valor: R$ 25 via Sympla – espetáculo “Cortina Lírica” os demais são gratuitos

Reservas de convites: (43) 3066-1313.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

30 de Novembro – 20 horas (entrada franca) – balé contemporâneo e Coral AML

1 de Dezembro – 20 horas (entrada franca) – Med in Concert

2 de Dezembro – 20 horas (Ingressos esgotados) – espetáculo de dança do ventre “Mystica’s”

3 de Dezembro – 20 horas (Ingressos a R$ 25 via Sympla) – espetáculo Cortina Lírica