O leite morno, o choro de fome. Um deslumbre da natureza a possibilidade de amamentar, oferecendo um alimento que o próprio organismo produz ao rebento que brada para ser saciado. O ato é instintivo, cheio de cumplicidade e afeto. E pensar que o leite está ali prontinho, como um instantâneo, para ser servido. Amamentar é um ato de amor, requer aprendizado, persistência e a cena do bebê colado ao peito da mãe, sereno, nem sempre é a vivenciada por algumas mulheres por razões de saúde.

"Imagem de Amor", de David Wang
"Imagem de Amor", de David Wang | Foto: Divulgação

O bico racha, às vezes sangra e sem o devido esgotamento, as mamas incham e chegam a provocar febre. A pega tem que ser perfeita e quando tudo entra nos eixos, recostar-se a uma poltrona, sentir o calor do bebê e confortá-lo com o leite é simplesmente mágico. O olho no olho, o contato físico e o tempo de dedicação são laços para a vida. Tornar-se doadora de leite é uma conquista de muitas mulheres - que graças à quantidade de leite produzido, podem compartilhar do alimento considerado completo a outros recém-nascidos e bebês que dele necessitam. Sem romantizar a amamentação, mas incentivar seus efeitos ao longo de toda a vida, o ato é nobre, de total doação e entrega.

"Laços para a Eternidade", de Wanda Coutinho
"Laços para a Eternidade", de Wanda Coutinho | Foto: Divulgação

E o que dizer sobre as mães de leite, que acolhem em seus braços, os filhos daquelas que não dispõem da bebida sagrada? São de um altruísmo sem medida. Com sensibilidade e talento reconhecido, os artistas plásticos Carol Wang, Celia Morioka, Cibele Pugliesi, David Wang, Laís Toffoli, Leandro Diniz, Josiane Dias, Roberta Neme, Wanda Coutinho - tomaram o tema para si e criaram uma exposição coletiva segue até o dia 31 de agosto no Hospital Evangélico de Londrina.

De acordo com David Wang, o nome da exposição traduz o seu significado. "Amamentar é dar vida e por isso "Imagem de Amor". Wang conta que as obras foram produzidas e apresentadas anteriormente e a primeira exposição foi em maio para comemorar o Dia das Mães. "Expusemos em outros lugares e agora nos somamos ao Hospital Evangélico para incentivar a Semana Mundial de Amamentação. Todas as obras estão à venda e parte da renda será revertida para ajudar o Hospital Evangélico financeiramente", disse.

A Semana Mundial da Amamentação é realizada na primeira semana de agosto - conhecido como mês dourado - oficialmente estabelecida pela OMS / UNICEF desde 1992, e daí veio a inspiração para a realização do evento no hospital. O objetivo é promover a conscientização de mães, pais, rede de apoio e profissionais da saúde sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. O tema da campanha de 2021 é "Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos." .

"Nascimento do Amor", de Carol Wang
"Nascimento do Amor", de Carol Wang | Foto: Divulgação

Serviço:

Exposição de artes plásticas "Imagem de Amor”

Quando: de 3 a 31 de agosto de 2021

Visitação: fechada ao público externo

Obras à venda para ajudar hospital

Local: Hospital Evangélico de Londrina - Av. Bandeirantes, n.618 - Vila Ipiranga - Londrina, PR.