O projeto Reciclando Sons, uma parceria criada no início do ano entre o Boulevard Shopping e o Instituto União Para a Vitória, começa a dar seus primeiros furtos. Com o objetivo de formar uma orquestra de instrumentos confeccionados a partir de materiais reciclados, alunos da instituição estão aprendendo a produzir os instrumentos utilizando técnicas e criatividade para transformar reciclados em instrumentos musicais.

Nesses primeiros dois meses os alunos se dedicaram à construção de dois instrumentos de percussão, o Ganzá e o Pau de Chuva, com os quais farão a primeira apresentação pública nessa quarta-feira (29), às 19 horas, na Praça de Alimentação do Boulevard Shopping.

Primeiros instrumentos pelos alunos com materiais reciclados são o Pau de Chuva  e o Ganzá, vem mais por aí
Primeiros instrumentos pelos alunos com materiais reciclados são o Pau de Chuva e o Ganzá, vem mais por aí | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Os materiais são separados e higienizados pelo shopping antes de seguirem para ao Instituto. Para a montagem do Ganzá foram utilizados garrafas pets, recipientes de amaciantes, embalagens de batatas industrializadas e latas de achocolatado. Já o Pau de Chuva foi construído com tubos de papelão, ambos decorados com fitas de tecido. Para propiciar os sons da percussão, palitos de madeira e plástico triturado, em tamanhos diversos, compõem o interior dos instrumentos.

“A sustentabilidade ambiental está no nosso dia a dia. Atualmente, 96% dos nossos resíduos são encaminhados para reciclagem, compostagem ou coprocessamento. Por meio do projeto Reciclando Sons estamos replicando a conscientização ambiental de forma pedagógica, levando as crianças e jovens a darem um novo significado aos resíduos para que possam ser reaproveitados e não descartados”, afirma Tania Hara, superintendente do Boulevard Shopping.

Atendendo hoje a mais de 300 alunos dos 6 aos 17 anos no contraturno escolar, o Instituto União Para a Vitória realiza várias atividades socioeducativas, entre elas a musicalização. “A nossa ideia é formar uma orquestra com instrumentos feitos de materiais reciclados, construídos pelos próprios alunos. A parceria com o shopping possibilitou o acesso a vários materiais para que o projeto Reciclando Sons acontecesse”, afirma Patricia Rodrigues, pedagoga do Instituto.

As oficinas de produção dos instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, e a musicalização das crianças e jovens com o uso dos instrumentos criados por eles, serão realizadas continuamente para que a orquestra se torne completa. O shopping será palco das apresentações que mostrarão a evolução do projeto Reciclando Sons, unindo educação ambiental com formação cultural e social.

A apresentação nesta quarta-feira, na Prça de Alimentação, é gratuita.

* Com assessoria de imprensa.