Alunos da rede municipal declaram respeito à cultura japonesa
Sexta edição do concurso cultural "O Japão que inspira" premia alunos de dez escolas municipais de Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de junho de 2024
Sexta edição do concurso cultural "O Japão que inspira" premia alunos de dez escolas municipais de Londrina
Walkiria Vieira
Uma verdadeira reverência à Terra do Sol Nascente. Assim pode ser considerada a continuidade da Secretaria Municipal de Educação ao propor o concurso "O Japão que inspira", que em 2024 chega a sua 6ª edição com o tema “A participação dos japoneses na construção de Londrina” - alusiva aos 90 anos da cidade.
O projeto teve origem por meio da provocação da professora Luzia Yamashita Deliberador ao Eduardo Tominaga, na época, coordenador da Expo Japão: realizar uma parceria com as escolas, incentivando a produção de textos sobre a irmandade Brasil-Japão.
Anos mais tarde, eleito vereador, a proposta de levar a cultura japonesa e nipo-brasileira às crianças, acendeu a ideia de envolver os alunos da rede municipal. Foi aí que o projeto ganhou força e foi oficialmente integrado às atividades da rede municipal de Educação e se transformou em um concurso de redação.
Coordenado pela pesquisadora da cultura japonesa Klissia Tiba, o concurso de redação tem o apoio da Expo Japão, Acel ( Associação Cultural e Esportiva de Londrina), Prefeitura de Londrina por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação) e Mauricio de Sousa Produções, o projeto nasceu em 2018, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil com esse tema.
Em 2019, o tema foi Tomodachi: Amigos. Em 2020 e 2021, foi interrompido em razão da pandemia. Em 2022, Tomodachi: Laços de Amizade foi o assunto e em 2023 os alunos escreveram sobre os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os Laços de Amizade.
A dinâmica do projeto inclui a visita de artistas japoneses que são voluntários e fazem apresentações e oficinas para sensibilização da temática com as crianças. O concurso de redação, por sua vez, é reconhecido por estimular os os alunos a praticarem a produção de texto, valorizando a língua portuguesa e fixando o conteúdo assimilado.
A proposta é trabalhar temas que promovam conhecimento e reflexão sobre diversidade cultural. O objetivo principal do projeto é fazer com que as crianças entendam por que há descendentes de japoneses na cidade; e que conheçam hábitos culturais positivos que podem ser adaptados pela sociedade.
O interesse das crianças e os resultados são considerados positivos e a adesão cresce a cada ano. Assim, "O Japão que inspira” entra em sua 6ª edição, inspirando milhares de professores e alunos. Preservar a cultura japonesa, promover a inclusão da criança nikkei e evitar estereótipos, manter o laço de amizade entre os países, foram quesitos que motivaram na construção da proposta.
Fortalecimento da identidade cultural
Em sala de aula, os alunos assistiram “Laços de Amizade”, em que a Turma da Mônica conta a história da imigração japonesa no Brasil, atividade que os deixa cativados.
Foram também tema de estudo dos alunos elementos culturais: as artes, a música, histórias. "E outros recursos que facilitam a compreensão de comportamentos e de atitudes, buscando promover a empatia, a amizade e o senso de coletividade, tão valorizados na cultura nikkei”, explica Klissia Tiba, coordenadora do projeto.
Com perspectivas de crescer ainda mais, o futuro do projeto tem sido planejado para atividades o ano todo, ao invés de somente no primeiro semestre e já vislumbra ganhar novas regiões.
“Hoje, as oficinas acontecem nos primeiros meses do ano, fechando os trabalhos com o concurso de redação, na Expo Japão. No entanto, o projeto mostrou potencial para durar o ano todo e evoluir em outros formatos de concurso, além de novas parcerias com empresas e instituições privadas, governamentais em Londrina e em outras cidades”, explica Tiba.
Parcerias essenciais
"O Japão que inspira" é um projeto independente desenvolvido por meio de parcerias com profissionais voluntários e conta com o apoio do setor privado para a premiação das crianças.
Em 2024, a coordenadora explica que foram firmadas as seguintes parcerias: "Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação (na integração com o currículo escolar) e Biblioteca Pública (Quartas Criativas de contos japoneses com Renata Suzue Ogata), Mauricio de Sousa Produções, que nos permite o uso de um vídeo, no qual a Turma da Mônica conta a história da Imigração Japonesa no Brasil e do 'Fenômeno Dekassegui de brasileiros no Japão", cita.
O projeto “O Japão que Inspira” segue com a contação de histórias na biblioteca infantil. Segundo Suzue, a ideia de fazer uma parceria entre os dois projetos veio da percepção de que a contação de histórias seria uma boa forma de apresentar a cultura nipônica presente na cidade para a comunidade leitora. “Somos frutos de muitas heranças culturais. A presença da comunidade nipônica sempre teve força e ofereceu contribuições sociais à nossa cidade”, reflete.
Também estiveram presentes e merecem agradecimentos: "Eiichi Nakamura e Wataru Kawamura que são voluntários japoneses da Jica (Agência Japonesa de Cooperação Internacional) em Londrina. Durante as visitas, eles mostraram as diferenças culturais entre Brasil e Japão e apresentaram como é a escola, as brincadeiras, os esportes e alguns costumes japoneses", divide.
A coordenação do concurso enaltece a participação voluntária de Soraia Uemura "Do Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, que fez as oficinas de origami; de Elizabeth Morikawa, que é pedagoga e professora de música, com muito conhecimento sobre cultura japonesa e Ishindaiko, grupo de taiko - percussão japonesa", agradece.
Resultado Oficial da Premiação
Por meio de uma banca avaliadora foram selecionadas as 12 redações vencedoras - dez municipais e duas particulares - entre todas as escolas participantes e as premiações foram feitas durante a feira Expo Japão, realizada de 29 de maio a 2 de junho, A premiação ocorreu dia 30 de maio e contou com apresentação de alunos contemplados pelo projeto "Orquestrando o Futuro", também da SME.
E.M América Sabino Coimbra
Aluna: Isabella Vitória Alves dos Santos
Prof. Fláubertt Odevanir Couto Barth
E. M. Profª. Aracy Soares dos Santos
Aluno: Davi Barbosa Teodoro
Prof. Oswaldo Antonio Oriani Junior
E.M Claudio de Almeida E Silva
Aluna: Ana Luiza Vaz Monteiro
Profª. Vanessa Guimarães De Oliveira
E. M. Prof.Helvio Esteves
Aluna: Isabela Caldeira Sernichiari
Prof.ª Augusta Gontijo Lobo
E. M. Ignez Corso Andreazza
Aluno: Pedro Missão Vieira De Souza
Profª. Thainá Manichi
E. M. Prof Juliano Stinghen
Aluna: Lara Mariany Proença Da Silva Paixão
Profª. Rosely Da Silva
E. M. Melvin Jones
Aluna: Manuela Costa Prado
Profª. Kamila Santos
E. M. Pedro Vergara Corrêa
Aluno: Eliel Rocha Da Silva
Prof.ª Bárbara Souza de Almeida Jankowski
E. M. Msto Roberto Pereira Panico
Aluna: Laura Sabatini Do Prado
Prof.ª Keila Cristina Facundo
E. M. Profª. Vilma Rodrigues Romero
Aluno: João Miguel Diesel Leite
Prof.ª Luzinete Santos
Escola Modelo de Londrina
Aluno: Lucas Furutani Toyama
Prof. Patricia Rumi Adatihara
Escola Megumi
Aluno: Lucas Hideki Maeda
Cristina Yoshida Fujii