Alternativas editoriais é tema do Londrix
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Nelson Sato <br> Reportagem Local 
A primeira mesa-redonda do Festival Literário de Londrina/Londrix trata do ''movimento cartoneiro'', fenômeno editorial disseminado na América Latina e na Europa a partir da Argentina e que consiste na produção independente de livros artesanais construídos com material reciclável.
O debate ''Alternativas Impressas'' começa às 19h no Centro Cultural Sesi, com presenças de Maria Aparecida Dias Costa, participante do coletivo de catadores de papel de Dulcinéia Catadora, em São Paulo, e da poeta e editora local Beatriz Bajo. O escritor Douglas Diegues, escalado inicialmente pela organização, cancelou sua participação por choque de agenda.
Beatriz Bajo fundou este ano em Londrina a editora Rubra Cartoneira Editorial em parceria com o escritor e artesão Jesus Bajo publicando seu próprio volume de poesia ''O Domingo em Nós'', além de títulos inéditos de Chico Cesar (''Rio Sou Francisco''), Reynaldo Bessa (''Não tenho pena do poema''), Marcelo Ariel (''Cosmogramas'') e Karen Debértolis (''Prosa de palavras'').
O movimento cartoneiro tem conquistado um importante espaço editorial, sendo alternativa para os autores que buscam a liberdade de criação, autonomia sobre suas obras e alternativas comerciais mais justas.


