Prestes a completar 40 anos de trajetória artística, Almir Sater volta a Londrina neste sábado (23) para interpretar grandes clássicos da música popular brasileira imortalizados em sua voz. O cantor e compositor sobe ao palco do Teatro Marista, às 21 horas, com o show que reúne músicas como “Tocando em Frente”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”, entre outras. A apresentação conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.

Almir Sater: cantor e compositor prepara um novo álbum com o gaiteiro Marcelus Anderson
Almir Sater: cantor e compositor prepara um novo álbum com o gaiteiro Marcelus Anderson | Foto: Divulgação

Almir Sater nasceu em Campo Grande (MS) e se destaca em sua trajetória, como um dos responsáveis pela valorização da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, base de criação da música sertaneja de raiz. O interesse pela viola surgiu, quando foi estudar Direito na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, ao passar pelo Largo do Machado, reduto nordestino da cidade, onde ouviu duplas regionalistas que se apresentavam no local. Na solidão da cidade grande, descobriu no instrumento sua grande amiga e companheira, foi quando percebeu que não seria mais advogado, então retornou para Campo Grande, e dedicou-se completamente ao estudo do novo instrumento.

O contato com a gente da terra favoreceu a pesquisa de novos ritmos, novos sons, a compor melodias que retratam a alma caipira de forma poética e as manifestações folclóricas incutidas na cultura pantaneira, música raiz, das paisagens bucólicas e vida cotidiana. Em 1981 gravou seu primeiro disco “Estradeiro” e não parou mais, sendo um dos artistas mais respeitados em seu meio.

Sua popularidade aumentou ainda mais ao ser convidado para participar da novela “Pantanal” (Rede Manchete) e devido ao grande sucesso voltou à telinha em 1991, como protagonista da novela “Ana Raio e Zé Trovão” (Rede Manchete). Em 1996, convidado pelo próprio autor Benedito Rui Barbosa, estrelou ao lado de Antonio Fagundes, a novela O Rei do Gado (TV Globo), na pele do personagem Pirilampo. Em 2006, Almir Sater lançou o seu CD “7 SINAIS” e fez parte do elenco da novela “Bicho do Mato” (TV Record).

Ao longo da carreira o artista lançou 12 discos . O mais recente deles foi "AR", gravado em parceria com Renato Teixeira e lançado em 2015. Com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum navega por diversas vertentes e influências musicais, do folk ao rock anos 70, sem deixar de flertar com o purismo da música caipira e a poesia bucólica.

Contemplado no 27º Prêmio de Música Brasileira de 2016, como melhor dupla regional, o disco também foi indicado em duas categorias no 17º Grammy Latino 2016 -“Melhor Música da Língua Portuguesa” com a canção “D De Destino” – e premiado em Las Vegas como “Melhor Álbum de Música Raízes Brasileiras”.

Em entrevista à FOLHA por telefone, Almir Sater falou da atual turnê e revela que lançará um novo disco em breve.

O que o público pode esperar deste novo show?

Nós estamos lançando este trabalho em cima do repertório do disco “AR”. O público pode esperar um som um pouco mais pesado e um cantor um pouco gripado.

Você é bastante prestigiado pelo público londrinense. Qual é a sua ligação com a cidade?

Não só Londrina, como boa parte do Paraná gosta muito do som de viola, esse som da fronteira que a gente faz. E eu gosto de tocar pra quem gosta de me ouvir. Eu sinto que cada vez que a gente toca aí o resultado é muito bom. As pessoas se emocionam, a gente também. Londrina sempre nos prestigiou e foi muito presente nos meus shows.

Quais são seus projetos profissionais para 2019?

Estou me preparando para gravar um álbum instrumental junto com o gaiteiro Marcelus Anderson, mas ainda não sei quando esse trabalho será lançado.

Serviço:

Show com Almir Sater

Quando – Sábado (23), às 21 horas

Onde – Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240)

Quanto – A partir de R$ 128 (meia-entrada) e R$ 248 (inteira)*

Pontos de venda – www.diskingressos.com.br

*Assinantes da Folha de Londrina têm desconto de 50% no valor da entrada inteira