As perdas afetivas e financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus provocaram um desejo coletivo que 2020 termine logo. Porém, mesmo com a o início da vacinação que pode enfim frear o número gigantesco de vítimas fatais da doença, os cientistas têm alertado que 2021 também não será nada fácil. Já no que depender dos astros, a esperança de dias melhores pode ser renovada ainda neste finalzinho de ano. Um fenômeno astrológico raríssimo que só acontece a cada 800 anos ocorrerá na próxima segunda-feira (21) marcando o início da Era de Aquário. O novo ciclo chega com a promessa de provocar mudanças benéficas para todo o planeta.

O fenômeno astrológico é provocado pelo alinhamento raro entre Júpiter e Saturno, ambos alinhados no mesmo grau no signo de Aquário. Os dois grandes planetas estarão muito perto um do outro, dando a impressão de ser apenas um. “Acontece que essa conjunção de agora é especial em alguns aspectos. Primeiro porque estará, depois de 200 anos, saindo do elemento Terra e começando um novo ciclo de Ar depois de 800 anos. Segundo, tem a ver com a proximidade com que os veremos juntos, mesmo que em realidade estejam distantes. Essa proximidade é bastante rara. Só aconteceram sete semelhantes a essa em três mil anos. A anterior também foi no signo de Aquário no ano de 1226 quase no mesmo grau que acontecerá essa”, esclarece a astróloga e artista plástica londrinense Vanira Codato.

Ela explica que o evento planetário marca a fechamento de um ciclo. “Nos últimos 200 anos essas conjunções foram no elemento terra, que tem relação com o mundo material, de desenvolvimento do capitalismo e do consumismo. Do valor pessoal estar intimamente ligado à posse. Do precisarmos ter para ser. Penso que não é preciso muito esforço para perceber que vivenciamos a loucura da posse. A expansão da pecuária, a expansão do agronegócio que não produz para alimentar, mas para lucrar. As invasões de terra. A destruição do meio ambiente em nome o lucro. A dependência das instituições bancárias, etc”.

A astróloga afirma que a Era de Aquário que se inicia na próxima semana dará abertura para muitas mudanças. "Agora vamos entrando num novo campo, do pensamento, do elemento Ar. Vamos desenvolver o mundo mental, as relações, o coletivo antes do indivíduo, a comunicação, as relações sociais com base na interação não no separatismo. Novas ideias e novas ações (que já vem acontecendo) irão se desenvolver e se contrapor a velha ordem, às velhas formas de organizações sociais, aos velhos conceitos, pensamentos e crenças”, aponta.

Vanira Codato: “Tudo será mudado ao longo dos próximos anos; as estruturas do Estado, as relações entre as pessoas"
Vanira Codato: “Tudo será mudado ao longo dos próximos anos; as estruturas do Estado, as relações entre as pessoas" | Foto: Gustavo Carneiro

Como exemplo, ela cita outra fase histórica que também foi regida pelo elemento Ar. “Se voltarmos para 1226, ano que começou o último ciclo no elemento Ar, veremos que foi nesse período de 200 anos que se fundaram e se desenvolveram as universidades na Europa, o que possibilitou a Renascença, quando se apoderou dos saberes guardados, escondidos e protegidos pela igreja. O acesso ao conhecimento possibilitou o crescimento das artes e o desenvolvimento da ciência”, argumenta.

Vanira enfatiza que para uma nova realidade possa se estabelecer no planeta, os próximos anos serão de árduas lutas contra o conservadorismo, as forças retrógradas que tentarão manter a velha ordem. “Tudo será mudado ao longo dos próximos anos. As estruturas do Estado, as relações entre as pessoas, instituições, tudo mudará. A mudança é estrutural e coisas assim levam tempo para acontecer, mesmo que em algum momento seja mais acelerada. O futuro só depende de nós. São nossas atitudes que constroem o futuro. A luta não é fácil. Podemos optar por lutar por uma sociedade mais comunitária, mais justa construída com uma nova mentalidade que saiba valorizar o ser humano por todas suas potencialidades e não por suas posses ou, podemos optar por manter o “normal” conhecido em uma sociedade cada vez mais controladora e opressiva. O quê você quer?”, questiona.

É a Estrela de Belém?

O alinhamento de Júpiter e Saturno - os maiores planetas do sistema solar - previsto para o próximo dia 21, tem sido chamado de "Estrela de Belém", que, segundo a narrativa bíblica, terá guiado os Reis Magos até ao estábulo onde Jesus Cristo nasceu.

Embora seja possível ver dois pontos brilhantes no céu na semana do Natal, astrônomos e astrólogos afirmam que não se trata do mesmo fenômeno narrado na Bíblia. “Não houve nenhuma conjunção Júpiter/Saturno no ano em que Jesus nasceu, que é considerado o ano zero. A efeméride aconteceu no ano VI antes de Cristo e no ano XIV depois de Cristo”, explica a astróloga e artista plástica londrinense Vanira Codato.